Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a regulamentação de uma linha de financiamento de até R$ 6 bilhões para a compra de caminhões novos e seminovos, voltada à renovação sustentável da frota nacional. A medida foi definida em reunião extraordinária nesta sexta-feira (19). A regulamentação permite que os bancos comecem a oferecer a linha de crédito criada pela Medida Provisória 1.328 , publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (16). A seguir, entenda como funciona a nova linha, quem pode acessar e quais são as principais condições. O que é a nova linha de financiamento? Trata-se de uma linha de crédito criada pelo governo federal para estimular a renovação da frota de caminhões no país, considerada envelhecida, com impactos negativos sobre custos logísticos, segurança nas estradas e emissões de poluentes. O programa também busca reagir à queda na produção e nas vendas de caminhões ao longo de 2025, informou em nota o Ministério da Fazenda. Qu...
Política - Heitor Freire diz que água no interior do Ceará será assunto tratado com seriedade por Bolsonaro
Deputado participa de comitiva do presidente em Pernambuco nesta sexta-feira
Convidado para integrar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que seguiu para Pernambuco na manhã desta sexta-feira, dia 24, o deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) fez questão de agradecer a ação imediata tomada por Bolsonaro, quando ele destacou a Força Nacional de Segurança Pública para atuar no Ceará quando o estado enfrentava forte onda de violência, no início do ano. O parlamentar acompanha o presidente nas agendas em Recife e Petrolina, onde Bolsonaro participará, por exemplo, da entrega de empreendimento do programa federal Minha Casa Minha Vida.
Heitor Freire considera estratégica a viagem do presidente ao Nordeste para se aproximar da população da região, e ainda estreitar o relacionamento com autoridades locais para captar as demandas e elaborar ações que gerem benefícios a todos os cidadãos.
"Aproveitei a oportunidade e solicitei atenção aos empreendedores do Ceará, que pedem socorro, pois a gestão estadual prioriza a arrecadação e a manutenção do poder ante o estímulo ao empreendedorismo. Além disso, precisamos de acesso ao crédito, juros mais justos e competitivos, e proteção contra a indústria da multa ambiental que trava o desenvolvimento há anos, especialmente no turismo", adiantou o deputado federal.
O parlamentar ainda relatou ao presidente Bolsonaro que, nas viagens que fez pelo interior do Ceará, constatou cenário preocupante e urgente: pobreza, desemprego, falta de saúde pública e violência.
"Quem quer um Brasil melhor precisa estar com o povo, ter esse contato mais próximo, para que possa adotar as medidas cabíveis que transformem efetivamente a vida dos mais pobres do interior. E uma das demandas prioritárias, sem dúvida, é a do abastecimento de água, que o presidente já sinalizou que tratará com muita seriedade", afirmou Heitor Freire.
O deputado também chamou a atenção do presidente para a necessidade de libertar o Ceará do que classifica como "uma oligarquia que explora o estado há anos em causa própria".
"Vamos fazer tudo ao nosso alcance para atender o povo cearense, e temos a confiança que esse trabalho será reconhecido, apesar da oposição inconsequente que vem sendo praticada", finalizou.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.