#audioinclui

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Projeto Ecocidadão lança temporada da peça “Presente de Cecília”



O espetáculo pretende alcançar algo em torno de 12 mil crianças apenas em Fortaleza

Cuidar do presente para garantir o futuro. É a partir dessa proposta, surge a peça “Presente de Cecília“ - através de um projeto desenvolvido pela House Cultura & Cidadania e da Marquise Ambiental, por meio do programa Ecocidadão. A temporada começa hoje 07 de maio. Com várias apresentações no decorrer do mês de maio e junho. O palco das próximas encenações será o Cine São Luiz, nos dias 20 e 21 de maio (segunda e terça-feira), às 9h e 14h.

O espetáculo conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos - uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, que vive no contexto atual, que precisamos cuidar do planeta hoje para que possamos entregá-lo saudável e sustentável para as futuras gerações. Explicando, principalmente, que o lixo pode ser um resíduo reciclado e reaproveitado.

“Nosso intuito é plantar a semente da responsabilidade sócio ambiental. Acreditamos que essas crianças serão facilitadoras dessa ideia agora e no futuro. Por isso, buscamos falar em uma linguagem acessível para que elas possam entender que ecocidadão é o indivíduo consciente de seus direitos, das suas responsabilidades e dos benefícios da mudança de atitude  em prol do meio ambiente“, explica Vini Fernandes, gerente de Marketing do Grupo Marquise.

A peça, que tem o apoio do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio do Grupo Marquise, será apresentada em vários espaços de Fortaleza, como o Cuca do Mondumbim, Ceará é Show, Cine São Luiz, e Teatro do Shopping Rio Mar, que também está apoiando o projeto, totalizando 21 apresentações. O espetáculo vai ainda ser exibido nas cidades Taubaté e Osasco (SP), ambas com 4 apresentações cada.

As sessões são gratuitas, uma vez que o intuito é democratizar o acesso principalmente por se tratar de crianças que, por questões socioeconômicas, não possuem acesso frequente ao Teatro. Em Fortaleza, os espetáculos contam com total apoio da Prefeitura por meio das secretarias de Educação e Conservação. Nas demais cidades, a peça também tiveram apoio das prefeituras.

“Um dos diferenciais do Presente de Cecília é que, além dos dois atores principais, o espetáculo conta com a participação de mais um intérprete de libras, que não é apenas tradutor, mas um ator que faz parte do enredo. Nós temos total apreço pela inclusão e por isso ele terá participação ativa”, explica Gustavo Wanderley, diretor de planejamento e projetos da House Cultura e Cidadania.

A diretora artística da peça, Maria Vitória, lembra que a história tem um bom desfecho. “O final é feliz. A geração presente consegue salvar a geração futura. É essa mensagem responsável que queremos passar para toda essa garotada e salvarmos o planeta das interferências humanas feitas de forma irresponsável”, finaliza.

Além da peça, ação vai contar com jogos interativos para que a garotada aprenda a diferenciar os tipos de resíduos e com a entrega de material educativo sobre o tema.

Ficha Técnica
Direção: Maria Vitória 
Atores: Evan Teixeira e Sara Síntique
Interprete de libras: Nilton Câmara 
Iluminação: Fábio Oliveira 
Operadora de luz: Aline Rodrigues
Trilha sonora: Gustavo Portela
Operador de som e bonecos: Rami Freitas
Cenário, adereços e acessórios: Ariza Torquato
Figurino: Marina Freitas
Diretor de planejamento e projetos: Gustavo Wanderley
Produtor executivo: Magno Carvalho
Patrocinador apresentador: Grupo Marquise
Realização: House Cultura & Cidadania
Autor: Rafael Martins, entre direção e atores

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.