#audioinclui

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Sistema Fecomércio no DFB Festival 2019


Festival conta com programação musical do Sesc e diversas ações, palestras e espaços apresentados pelo Senac Ceará 


Uma parceria que já dura 12 anos, marcada por palestras, desfiles, lançamentos e histórias de sucesso. Este ano, o Sistema Fecomércio participa da edição comemorativa de 20 anos do DFB Festival com ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) e do Serviço Social do Comércio (Sesc/CE). Considerado um dos maiores eventos de moda autoral da América Latina, a 20ª edição acontece entre os dias 15 e 18 de maio, na Praia de Iracema, e tem uma ampla programação que abrange moda, arte, cultura, beleza, gastronomia e economia criativa.

Para o presidente do Sistema Fecomércio,Maurício Filizola, essa parceria de 12 anos com o DFB Festival é de fundamental importância porque promove o debate e o desenvolvimento da moda, movimentando a economia do Ceará. “A cadeia produtiva desse segmento gera emprego e renda para diversos setores. O DFB, assim como Senac, também dá visibilidade para novos talentos, jovens que ganham oportunidade de transformar suas vidas, inspirando uns aos outros a seguir seus sonhos. Temos como exemplo o jovem estilista, David Lee, aluno Senac, que ganhou espaço no Festival e foi representar nosso Estado em Londres”, pontua.

Referência em educação profissional, com forte atuação nas áreas de Moda e Beleza, o Senac Ceará assina o make up e hair stylist dos desfiles do DFB Festival 2019, apresenta a coleção cápsula“Cariri Visceral” e promove o maior ciclo de palestras, mesas-redondas e oficinas do País sobre moda autoral, o DPM - Dragão Pensando Moda.Além disso, também apresenta o Ceará Gastronômico, um espaço com 14 restaurantes e culinária diversificada que irá proporcionar experiências para o público visitante, e participa com a Livraria Senac, levando as publicações das Editoras Senac nas áreas de Moda, Beleza, Gastronomia, Comunicação e Cultura, com valores especiais no evento.

A música fica por conta do Sesc Ceará, que tem como marca registrada o incentivo e o fortalecimento da produção cultural no Estado. Durante o DFB 2019, o Palco Sesc apresenta ao público uma line up com diversidade de ritmos e gêneros musicais, valorizando artistas locais e nacionais, como Lorena Nunes, Junú, Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci.  

PALCO SESC
Espaço de destaque para a cena autoral e experimental, o Palco Sesc, de acordo com Chagas Sales, gerente de cultura do Sesc Ceará, contempla a riqueza da produção musical brasileira com artistas de múltiplas sonoridades. A noite de abertura, dia 15/05, conta com o som alternativo doProjeto Rivera, que mescla em suas canções Rock, MPB e Baião; e com o timbre marcante da cantora e compositora paulista, Tulipa Ruiz, com canções inéditas e releituras de seu repertório. No dia 16/05, o público aprecia o trabalho autoral da cantora cearense, Mel Mattos, e do brincante, compositor, cantor e instrumentista Geraldo Junior, Junú. 

O talento cearense continua em evidência, no dia 17/05, com as apresentações da bandaAstronauta Marinho + Máquinas, que destaca a música instrumental; e da Lorena Nunes, uma das cantoras de maior destaque na cena musical de Fortaleza da atualidade. Para encerrar o Festival, dia 18/05, o palco Sesc recebe o reggae do Cariri com a banda Nazirê, formada totalmente por vocais femininos; e o cantor e compositor paulista,Marcelo Jeneci, expoente de uma nova geração de músicos, que retorna à Fortaleza para um encontro marcante com o público. 

DRAGÃO PENSANDO MODA
Para além das passarelas, o DPM (Dragão Pensando Moda) movimenta o DFB Festival com palestras e workshops para debater assuntos relevantes ligados aos Novos Rumos da Modacomo perfil de profissionais, sustentabilidade, consumo e moda masculina. A abertura traz um dos ícones da moda brasileira: Dudu Bertholini (SP)que participa de um bate-papo, observando a moda por uma visão mais analítica. Profissional múltiplo, Bertholini é estilista, stylist, consultor e já atuou como figurinista, curador de exposições, publicou revistas e participou de programas, novelas e séries de TV. 

LIVRARIA SENAC
Com 25 anos de carreira como beauty artist, fotógrafo e apresentador, Fernando Torquattomovimenta o espaço da Livraria Senac com desfile e sessão de autógrafos do seu livro Beleza Integrada por Fernando Torquatto, dia 16/5, às 19h30. Responsável por retratos e produções icônicas de artistas nacionais e internacionais, o embaixador educacional de beleza do Senac Rio de Janeiro traz o conceito de beleza de modo integrado, visando capacitar o profissional para um universo global, que pensa a imagem como um todo na concepção de seus trabalhos, maquiagem, cabelo, figurino e fotografia, transformando-o em criador. 

O artista-tecelão cearense, Alexandre Heberte, abrilhanta o evento com a Performance Tramas Experimentais, que utiliza técnicas hibridas e de memórias na construção de tramas, tecituras têxteis e objetos artísticos em suportes alternativos como tela, chassis, arame, papelão ou arara. A intervenção artística envolve trabalho manual, pesquisa têxtil e habilidades do tear. 

CARIRI VISCERAL
Idealizada por alunos dos Cursos de Costureiro, Modelista e Figurinista do Senac Crato, a coleção cápsula intitulada “Cariri Visceral” desfila na passarela do DFB Festival, dia 16/05, apresentando uma identidade que mistura referências, tradições, vanguardas e memórias individuais e coletivas do Cariri cearense. A coleção é um convite para conhecer e se encantar com uma das regiões mais inspiradoras do Brasil, que se torna visceral em seu sentido figurado, e personificado por uma imagem feminina. Uma mulher sol, poderosa e arraigada. Que se desloca na passarela em uma combinação de natureza extrema, chuva e seca, fósseis, folguedos, procissão, romaria, fé e devoção.

MODA E BELEZA
Referência em educação profissional em todo o país, com forte atuação nas áreas de Moda e Beleza, o Senac Ceará também assina make up e hair stylist dos desfiles do DFB Festival.Cabeleireiros e maquiadores formados pela instituição trabalham no backstage na preparação das modelos durante os quatro dias de evento, sob a coordenação de Aline Carvalho. 

CRIAÇÕES EM MODA
O espaço Novo Design Senac promove a economia colaborativa com novos criadores para expor e comercializar produtos autorais e artesanais ligados à Moda. Selecionados e apoiados pela instituição, eles vêm dos estados do Nordeste e do Espírito Santo, por meio dos Departamentos Regionais do Senac. Para além do vestuário, a proposta engloba, por exemplo, bolsas e acessórios, artesanato, bijuterias e joias. “É mais uma aposta do Senac, fortalecendo o posicionamento da marca como maior escola de educação profissional do país e fomento do mercado de trabalho”, explica a consultora da área de Moda da instituição, Eveline Costa. 

DRAGÃO PENSANDO MODA (DPM)
Data: 15 a 18 de maio
Local:  Aterro da Praia de Iracema
Informações/ Inscrições: (85) 3270.5400/http://cursos.ce.senac.br/dpm20178 
PERFORMANCE TRAMAS EXPERIMENTAIS - ALEXANDRE HEBERTE
Data: 15/05
Horário: 17h30
Local: Livraria Senac no DFB 
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS - LIVRO BELEZA INTEGRADA POR FERNANDO TORQUATTO
Data: 16/05
Horário: 19h30
Local: Livraria Senac no DFB 
DESFILE CARIRI VISCERAL
Data: 16/05
Horário: 19h  
DFB FESTIVAL 2019
Data: 15 a 18/05
Local: Aterro da Praia de Iracema
PALCO SESC
Data: 15/05
19h- Projeto Rivera
21h- Tulipa Ruiz 
Data: 16/05
19h- Mel Mattos
21h- Junú 
Data: 17/05
19h- Astronauta Marinho + Máquinas
21h- Lorena Nunes 
Data: 18/05
19h- Nazirê
21h- Marcelo Jeneci 
Evento Gratuito 

Sobre o Sistema Fecomércio 
O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio. 
Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.