Seguindo a diretriz do Governo do Ceará, que une estratégias de prevenção e repressão às mortes violentas, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Comparando os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2024, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsável pela extração dos dados, identificou 285 CVLIs a menos no período. Todas as regiões do Ceará apresentaram queda nas mortes violentas entre janeiro e junho de 2025. Considerando a redução de 16,6%, foram registrados 1.429 crimes neste ano, contra 1.714 CVLIs no 1º semestre do ano passado. Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a diminuição é resultado da união entre os investimentos do Governo do Ceará e o trabalho diário realizado por policiais civis e militares e profissionais da Perícia Forense do Ceará. “Sempre ressalto o mérito d...
”
A primeira-dama de Fortaleza Carol Bezerra será palestrante em um dos maiores eventos de Mobilidade Sustentável do mundo, o Mobilize Summit, que ocorre entre os dias 24 e 26 de junho, no hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro. Carol Bezerra vai apresentar, na quarta-feira (26/06), às 9 horas, ações que contribuem para o desenvolvimento infantil e a mobilidade sustentável. O evento é organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês), em parceria com a Fundação de Pesquisa e Educação da Volvo (Volvo Research and Education Foundation).
O painel apresentado pela primeira-dama de Fortaleza terá a moderação da diretora executiva do ITDP Brasil, Clarice Link. Na oportunidade, Carol Bezerra trará importantes discussões sobre os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Fortaleza que garantem um maior aproveitamento das crianças nos espaços públicos, como Praça Amiga da Criança, Mini Bicicletar e Praia Acessível.
“Olhar a cidade com o foco no fortalecimento da primeira infância, em diferentes contextos que essa criança está inserida, repensando um planejamento de Políticas Públicas intersetoriais, potencializa a condição humana e fortalece os vínculos sociais e familiares”, comenta a primeira-dama de Fortaleza.
Atualmente, Fortaleza possui 268 praças com parquinhos infantis, intituladas Praça Amiga da Criança. O espaço contribui para a mobilidade, o lazer e o fortalecimento de vínculos. As crianças de 3 a 10 anos também podem usufruir do sistema de compartilhamento de bicicletas, o Mini Bicicletar. São 50 bicicletas infantis, distribuídas em cinco estações e que já proporcionaram mais de 15 mil passeios pela cidade. Até o fim do ano, a previsão é que sejam criadas mais 10 estações do Mini Bicicletar em Fortaleza. Outro projeto é o Praia Acessível, realizado em parceria com o Governo do Estado, que promove o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao mar. A ação oferece espaço de lazer assistido com esteiras e cadeiras anfíbias. Dos 5 mil atendimentos realizados até agora, cerca de 2 mil crianças já foram beneficiadas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.