Pular para o conteúdo principal

_*Com apoio do Nuvid/Ciops/SSPDS, PMCE prende suspeito de importunação sexual no Meireles*_

_A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (27), um homem, de 34 anos, suspeito de crime de importunação sexual contra uma adolescente, de 17 anos. A captura aconteceu no bairro Meireles – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), em Fortaleza. A ação contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)._ _Assista ao vídeo no canal SSPDS TV, no Youtube:_ https://youtu.be/c4jUueVxaes

Projeto social ajuda jovens e adultos a realizarem sonhos relacionados à educação em Fortaleza


Ao longo de 14 anos, a Associação Oportunize já conseguiu ofertar bolsas de estudos a mais de 80 pessoas na capital cearense.

Muitos jovens e adultos têm o sonho de ingressar em uma universidade ou em um curso técnico profissionalizante. O que não parece tão difícil para quem tem acesso a uma boa base escolar e possui condições financeiras favoráveis, pode se mostrar impossível para quem não vive a mesma realidade e tem o sonho de mudar de vida pela educação.

Foi o caso de Beatriz Mendes, de 25 anos, que até dois anos atrás, não conseguia ingressar no mercado de trabalho e não tinha perspectiva de mudar de vida. De origem humilde e mãe de 2 filhos, Beatriz conta que foi a primeira e única da sua família a concluir o Ensino Médio. “Eu já era mãe quando concluí o Ensino Médio em 2014, e, mesmo com um filho pequeno, eu não queria abrir mão de finalizar meus estudos. Infelizmente, quando saí da escola, não entrei na universidade e não tinha vocação e nem preparação técnica suficiente para buscar um emprego. Passei anos como dona de casa, sem nenhuma renda e esperança de mudar de vida”, explica.

Um dia, seu irmão comentou com ela sobre a Associação Oportunize, uma ONG sem fins lucrativos, que, desde de 2005, oferece bolsas integrais de estudos em cursos técnicos profissionalizantes e pré-Enem, para jovens e adultos a partir de 16 anos. “Meu irmão conheceu a Oportunize através de um amigo, e veio me incentivar a participar do processo seletivo de 2017. Me inscrevi, mas sem muita esperança de que eu poderia ser chamada, porque tinha muita concorrência. Felizmente, passei e me matriculei no curso técnico para cabeleireira, todo custeado pela associação. A Oportunize me deu o conhecimento que eu precisava para iniciar uma nova profissão e foi além, me doando todo equipamento profissional e até do salão de beleza, para eu já começar a trabalhar e ter renda. Esse projeto mudou não só a minha vida, mas de toda minha família”, completa.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), 11,2 milhões de jovens de 15 a 29 anos não trabalham nem estudam ou se qualificam. Nesse cenário, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, embora o desemprego no Brasil impacte jovens de todos os níveis de formação, quem tem menos acesso à educação acaba sofrendo mais.

Foi com o objetivo de tentar reduzir essas estatísticas e fazer frente a esse contexto histórico de desigualdade social e educacional no Brasil que afeta tantas pessoas como a Beatriz, que um grupo de amigos decidiu fundar a Oportunize. “Nosso objetivo com o projeto era contribuir com a educação daqueles que, embora muito se esforçassem para estudar ou concluir seus estudos, não conseguiam realizar seus sonhos por conta da má distribuição de renda do nosso Brasil”, explica o servidor público Hugo Mendonça, um dos fundadores da ONG.

Hugo explica que, embora os fundadores da Oportunize sejam os maiores financiadores do projeto, doações e apoio de instituições parceiras também são fundamentais. “Ainda não conseguimos atingir a quantidade de doações e de parceiros desejada para que o projeto seja sustentável e impacte cada vez mais vidas. Por conta das limitações dos nossos recursos, não conseguimos oportunizar estudos para pessoas que vivem fora da região metropolitana de Fortaleza. Acreditamos que, com mais doações e parceiros, seríamos capazes de expandir o projeto para o resto do Estado e, no futuro, para todo país. Toda ajuda é bem-vinda, seja em dinheiro ou serviço”, pontua.

Até hoje, mais de 80 pessoas, entre adultos e jovens estudantes da rede pública de ensino, já receberam suporte da associação, que também proporciona, além da bolsa, apostilas ou livros, materiais para módulos práticos, fardamento (em casos obrigatórios), transporte, apoio psicológico e pedagógico, entre outras despesas, de acordo com a realidade financeira do oportunizado. Os critérios para seleção incluem possuir uma renda familiar baixa, ser estudante do ensino público (no caso de cursos Pré-Enem), possuir apoio da família e ser aprovado no teste psicológico feito durante a seleção.

Evaldo Menezes, formado em Ciências Contábeis pela UFC, foi um dos primeiros apadrinhados pela Oportunize, na turma de 2006. Quando foi selecionado pela associação para cursar o último ano do ensino médio em uma escola particular, ele não acreditou que fosse verdade. “Confesso que, no início, não acreditei que pudesse existir um projeto como esse. Entrei um tanto desconfiado, mas concluí meu ano de estudos com outros olhos. Hoje, devo muito à Oportunize”, conta.

Já Géssyka de Sousa, que, assim como Evaldo, também recebeu uma bolsa de estudos que muito a auxiliou a ingressar na faculdade, ressalta que o suporte da Oportunize foi um divisor de águas para que ela pudesse cursar Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). “É muito comum a gente ouvir que para chegarmos onde queremos, só é necessário esforço. Mas, infelizmente, as oportunidades ainda não são as mesmas para todos. Por isso, eu acredito muito nessas iniciativas de pessoas que criam outras possibilidades, outras alternativas que a educação pública infelizmente ainda não permite”, aponta.


*Processo seletivo 2020*

A Oportunize irá iniciar o processo seletivo 2020 entre 01 e 15 de setembro. Qualquer interessado que tenha pelo menos 16 anos e queira bolsa para um curso a ser realizado na região metropolitana de Fortaleza poderá se inscrever por meio do website da associação. A seleção ocorrerá em até 4 (quatro) etapas, todas eliminatórias. O número de candidatos selecionados será definido de acordo com os resultados obtidos nas etapas seletivas; o valor do investimento necessário para cada bolsa integral a ser ofertada; e os recursos financeiros disponíveis.

Mais informações sobre o projeto e processo seletivo estão disponíveis no site: www.oportunize.org.


Serviço

Site: http://www.oportunize.org
Instagram: @oportunizeceara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.