_Aviso de pauta_ *Governo do Ceará realiza lançamento do III Festival Afrocearensidades e entrega Selo Município Sem Racismo a 12 municípios* O Governo do Ceará realiza, nesta sexta-feira (7), às 15h, o lançamento oficial do III Festival Afrocearensidades, que tem como tema “Encruzilhada, Memórias e Bem-Viver”. O evento contará com a participação do governador Elmano de Freitas, da titular da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), Zelma Madeira, da titular da Secretaria da Cultura, Luísa Cela, e demais autoridades. O festival conta com o apoio do Instituto Mirante de Cultura e Arte, do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da rede de equipamentos culturais do Estado. O III Festival Afrocearensidades apresenta uma vasta programação com mais de cem atividades que celebram a cultura negra em suas múltiplas expressões. Durante o evento, doze novos municípios receberão o Selo Município Sem Racismo. A iniciativa visa reconhecer e impulsionar a implementação de ações concretas em prol da valor...
AGENDA CULTURAL - CORAL DO CANTO DA APÁ APRESENTA LINDA HOMENAGEM AO MESTRE DOMINGUINHOS COM SHOW ‘VOZES DE DOMINGOS’
A apresentação acontece no dia 30 de agosto, no Theatro José de Alencar
Dando continuidade ao projeto que dá aos músicos a oportunidade de soltar a sua voz e subir ao palco mais histórico de Fortaleza - Conexões Sonoras apresenta junto ao Canto da Apá e, em parceria com o Theatro José de Alencar, – Vozes de Domingos: Um show em homenagem ao mestre do acordeon, José Domingos.
O Coral do Canto da Apá tem dois anos de história e vem trabalhando sua técnica vocal, interpretação e formação de repertório com a cantora Aparecida Silvino, no Espaço Cultural Canto da Apá. Um grupo de cantores reunidos por várias gerações, personalidades e identidade musical própria se destacam por suas vozes bonitas, expressivas e harmônicas.
O repertório é especial, fala de amor, aconchego, saudade, sobre o Nordeste, forró e muito mais. Teremos interpretações das músicas “Eu Só Quero Um Xodó”, “Lamento Sertanejo”, “Vem Morena”, Sabiá, dentre outras, mescladas entre alguns solos e composições em coral.
“O Show está lindo! Cantamos composições de Dominguinhos e músicas que fizeram sucesso na voz dele! É uma celebração à música nordestina! Uma alegria poder trazer Dominguinhos de volta, conta Aparecida Silvino cheia de alegria e entusiasmo para realização deste espetáculo.
A apresentação conta com a direção musical de Aparecida Silvino, acompanhada dos músicos Eduardo Holanda e Hoto JUNIOR, direção do espetáculo de Michel Viana e com os cantores do Coral do Canto da Apá para um lindo encontro no Palco Principal do Theatro José, no próximo dia 30 de Agosto, às 19h30. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro José de Alencar e tem o custo de R$ 30,00(inteira) e R$15,00(meia).
Sobre o Canto da Apá
Com sede inaugurada oficialmente em 12 de dezembro de 2016, em Fortaleza, o Centro Cultural Canto da Apá foi imaginado pela cantora, compositora, regente e preparadora vocal, Aparecida Silvino e sua equipe. Hoje o espaço tem, ao todo, 29 cantores recebendo orientação em técnica vocal, interpretação, gerenciamento de carreira e formação de repertório e funciona de 09h às 21h.
Aparecida Silvino desenvolve o que ela chama de missão. “A música é aqui e agora! Cantar é mover o dom, afinação é um estado de espírito. Quando canta você é um canal! Atenção total! O som vibra no corpo, é preciso desenvolver uma consciência de si, enquanto remetente, do outro enquanto destinatário e do conteúdo, a carta’’, sintetiza a cantora. Ainda segundo Apá, “a música pede passagem e para isso acumulamos horas de exercícios desenvolvidos individualmente, ensaios, planejamento, figurino, cenário e sempre a ausência do stress ou da competição. Todos somos parte e a alegria pelo som do colega é ganho para a vida inteira”.
O projeto está em sua décima quinta edição e continua em outubro (6), às 19h, com o show Canto de Criança, com os pequenos cantores do Canto da Apá.
Em dezembro, o projeto nos chega com um lindo show de Natal com participação do Coral e crianças do Canto da Apá e Coletivo Nossa Voz.
O Conexões Sonoras acontece em parceria com o TJA e todos os momentos são captados pela SuperA Filmes, em que são veiculados na página do Canto da Apá no Facebook e em seu canal no YouTube.
Serviço:
Centro Cultural Canto da Apá apresenta Projeto Conexões Sonoras – Vozes de Domingos
Data: 30 de agosto de 2019
Horário: 19h30
Local: Theatro José de Alencar
Ingresso: 30 inteira e 15 meia.
Mais informações: cantodaapa@gmail.com, https://www.facebook.com/cantodaapa
ou (85) 99603.8029

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.