Seguindo a diretriz do Governo do Ceará, que une estratégias de prevenção e repressão às mortes violentas, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Comparando os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2024, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsável pela extração dos dados, identificou 285 CVLIs a menos no período. Todas as regiões do Ceará apresentaram queda nas mortes violentas entre janeiro e junho de 2025. Considerando a redução de 16,6%, foram registrados 1.429 crimes neste ano, contra 1.714 CVLIs no 1º semestre do ano passado. Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a diminuição é resultado da união entre os investimentos do Governo do Ceará e o trabalho diário realizado por policiais civis e militares e profissionais da Perícia Forense do Ceará. “Sempre ressalto o mérito d...
Jovens de 15 a 29 anos podem ser inscrever em 3 opções de cursos gratuitos
Ampliar os horizontes através da capacitação profissional. Esse é o grande objetivo do Projeto Reciclando Vidas. Patrocinado pela Petrobras, o projeto está com inscrições abertas até o dia 23 de agosto. Podem se inscrever jovens de 15 a 29 anos.
Os cursos oferecidos têm duração de 4 meses e os alunos vão passar por aulas teóricas e práticas. Além disso, também vão participar de palestras e rodas de conversas mensais sobre empreendedorismo.
No total, são 3 cursos disponíveis:
- Shaper com habilitação em design gráfico
- Sublimação com habilitação em design gráfico
- Turismo com habilitação em produção cultural
Todos os participantes com pelo menos 80% de participação nas atividades vão receber certificado.
Para se inscrever é simples: basta ir ao núcleo do Instituto Povo do Mar da Praia do Futuro levando RG, CPF, comprovante de residência, declaração ou certificado escolar (caso já tenha concluído o Ensino Médio) e uma foto 3X4.
Essa será a quarta edição do Projeto Reciclando Vidas. Ao todo, mais de 250 jovens já receberam capacitação gratuita e vêm construindo uma nova história no mercado de trabalho.
Uma novidade que começou a partir deste ano é a parceria do projeto com escolas das redes municipal e estadual de ensino localizadas no Grande Vicente Pinzon. Assim, as capacitações, que duram ao todo 400 h/a, também passaram a ser oferecidas nesses espaços - o que fez crescer a procura dos cursos por parte de adolescentes e jovens dessa região, que engloba os bairros Mucuripe, Serviluz, Praia do Futuro e Caça e Pesca.
Sobre o IPOM:
O Instituto Povo do Mar é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010 por 4 amigos surfistas, frequentadores da praia do Titanzinho, em Fortaleza. Eles perceberam as dificuldades enfrentadas pelas crianças da área e resolveram contribuir para a formação humana dos pequenos.
Hoje o IPOM atua em duas sedes e atende, gratuitamente, mais de 400 crianças e adolescentes. São
oferecidas várias atividades sociais e esportivas com o objetivo de promover a paz social, favorecendo o resgate da cidadania e a ampliação dos horizontes
Desde o ano passado, jovens também passaram a participar de cursos profissionalizantes promovidos pelo IPOM através do projeto ‘Reciclando Vidas’, que tem o patrocínio da Petrobras. Para este ano, também está prevista a inauguração da terceira sede da ONG, dessa vez, no bairro José Walter.
SERVIÇO:
Inscrição no Projeto Reciclando Vidas
Público-alvo: jovens de 15 a 29 anos
Data: até o dia 23/08
Horário: de segunda a sexta, de 8h às 17h
Local: Núcleo do IPOM na Praia do Futuro ( Avenida Dioguinho, 3519 – Praça Dom Hélder Câmara)
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência, declaração ou certificado escolar e uma foto 3X4
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.