#audioinclui

terça-feira, 20 de agosto de 2019

SENAC REFERENCE INAUGURA EM AGOSTO



Como se preparar para enfrentar o mercado de trabalho que está cada dia mais exigente e tecnológico? Alinhado à realidade de demanda por profissionais qualificados e com perfil multitarefa, o Sistema Fecomércio investe em um novo modelo de escola: o Senac Reference, que inaugura em agosto e concretiza uma proposta disruptiva e inovadora em educação profissional. Para além da formação básica, traz ofertas de cursos rápidos e workshops para constante atualização em segmentos como Design, Idiomas, Moda, Gastronomia, Beleza e Gestão e Negócios.
Inspirado nas mais atuais ambientações educacionais, o projeto arquitetônico adota princípios do design universal, como acessibilidade em todos os ambientes, além de priorizar a integração entre os segmentos. No total, são 4.437,07m², distribuídos em quatro andares, com mais de 30 ambientes pedagógicos, incluindo modernos laboratórios de educação profissional e duas empresas-escola - um Café e um Restaurante, que serão espaços de atendimento ao público e, ao mesmo tempo, de aprendizado para alunos em diversas ocupações da Gastronomia.
 “Os diferenciais da nova unidade prometem transformá-la em referência, sendo a primeira escola de educação profissional do Estado que reúne recursos como biblioteca com acervo virtual, além do físico; aromateca; modateca; Livraria Senac; Sala Google; Cozinhas experimentais; Café; snack bar e restaurante; e cursos em colaboração com com instituições internacionais”, destaca o diretor regional Sesc Senac Ceará, Rodrigo Leite. Conheça, em detalhes, o que o Senac Reference traz de novo:

Gastronomia
“Aliando o conhecimento à prática, os espaços oferecem aos visitantes oportunidade de compartilhar vivências, desenvolver pesquisas e até conhecer as rotinas dos empreendimentos antes mesmo de concluírem os cursos, adquirindo assim experiência antes mesmo de encarar os desafios do mercado”, diz o consultor da área, Ivan Prado.
A porta de entrada da Gastronomia no Senac Reference é o Café Senac, que traz como novidade o Coffee Experience, um menu degustação de grãos selecionados pelo mundo, extraídos de diversas formas e servidos em diferentes métodos de preparo. Para os adeptos da Happy Hour, a unidade tem um Snack Bar com três torres de chope artesanal, carta de cervejas especiais e opções da coquetelaria tradicional – do Negroni e Dry Martini à Caipirinha – e moderna (mixologia), para harmonizar com o cardápio de petiscos. Aos amantes do vinho, há ainda uma adega com uma seleção do Velho e Novo Mundo.
Já o Restaurante traz o conceito de menu. O Menu do Dia contempla o almoço e tem serviço informal com temas diversos a cada semana. Já o jantar propõe uma experiência gastronômica completa por meio do Menu Degustação, com opções de 4 ou 8 pratos que valorizam insumos locais advindos dos três biomas do Ceará – Mar, Serra e Sertão, elaborados a partir de técnicas e influências internacionais.
O Senac Reference conta ainda com quatro cozinhas. Na cozinha pedagógica, o aluno conta com estrutura completa e moderna para aprendizado de forma individual e em grupo, que simula as estações de trabalho em restaurantes. O GastroLab, por sua vez, é destinado à inovação. “Esse espaço vêm atender às demandas de um mercado que se expande ao fomentar a pesquisa, com o surgimento de startups e novos negócios de economia criativa”, explica Ivan. Equipada para realização de pesquisas e testes, também pode atender um evento particular, realizar um serviço de personal chef ou composição de cardápios. Tudo isso com acesso à uma biblioteca especializada e aromateca.
Nas duas Cozinhas Senac Experience, a ideia é unir aprendizado e uma saborosa experiência gastronômica no preparo e na degustação de um menu, à escolha dos clientes e sob a consultoria do Senac. As opções vão desde um jantar personalizado, vegano ou sem lactose, a noites de Gastronomia Internacional.
Para a formação voltada para serviços em Alimentos e Bebidas, a nova unidade dispõe de uma Sala Bar com foco em análise sensorial de bebidas, águas e azeites, e cursos de preparo de cafés, coquetelaria e mixologia. Para proporcionar o acesso rápido às informações, agrega biblioteca especializada e aromateca, apresentando vários tipos de especiarias como raízes, ingredientes, aromas e elementos do vinho e da cerveja.

Tecnologia e criatividade
Para estimular a aprendizagem, a nova unidade conta com espaços que proporcionam o estudo dinâmico a partir de ferramentas tecnológicas. Os cursos de Moda, Design e Fotografia ocupam não só salas multiuso, mas laboratórios de criação, costura, modelagem plana e computadorizada, e fotografia, com equipamentos de última geração. Assim como o Laboratório de Informática, com computadores Apple e impressora 3D, para formações em Design (gráfico e arquitetônico) e Robótica.
Referência no cenário nacional, o curso de Moda no Senac Reference é o primeiro no Estado a disponibilizar o inovador MYR, software dedicado para o design que desenvolve customizações no jeans em uma plataforma 100% digital. Os alunos da Moda também têm o suporte de uma modateca, espaço de pesquisa com peças piloto, mostra de tecidos e materiais especializados.
Com foco em Negócios da Moda, técnicas e handmade em seus cursos, o Senac Reference oferece oportunidades para o desenvolvimento de talentos com um trabalho de mentoria de alunos, cursos com instituições e profissionais renomados.

Beleza
As aulas voltadas para esse segmento de mercado ganham espaço desenhado para as necessidades específicas com modernos equipamentos – 15 cadeiras no laboratório de maquiagem e 21 no laboratório de cabelo, com local especial para barbearia; reproduzindo a prática de mercado nos ambientes que contam com todas as etapas de atendimento ao cliente.  Além de cursos que já são referência no mercado, a programação abrange cursos Premium, realizados em parceria com instituições e profissionais renomados do segmento.

Interatividade e Networking
Para quem trabalha ou mora pela região da Aldeota, a unidade surge como uma nova oportunidade de estudar Idiomas e Gestão, abrigando também biblioteca com acervo físico e virtual, assim como ambiente para leitura, e uma sala Google - espaço estimulante do processo criativo, dedicado para a plataforma Google For Education, equipado com lousa digital e Chromebooks.
As aulas de inglês, francês e espanhol, que são realizadas no Senac Aldeota, passam a integrar o Senac Reference, sendo “as ações de conversação, imersões e cursos avançados o forte na área de Idiomas”, antecipa a gerente do Senac Aldeota, Raquel Cajé. “Já a Gestão tem um caráter transversal com os demais segmentos, seja no gerenciamento de negócios de moda, beleza, gastronomia, bem como, no desenvolvimento pessoal através da formação de líderes”, garante. Para trabalhar conceitos de inteligência emocional, o Senac trabalha em parceria com a instituição inglesa The School of Life.   

Sobre o Sistema Fecomércio
O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio.
Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.