#audioinclui

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Saúde - Prática regular de atividades físicas exige atenção especial com a pele


Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com qualidade de vida e longevidade. Essa busca está diretamente ligada a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos. Mas como ter uma rotina saudável com a pele em meio a esta prática? Segundo a dermatologista Hercilia Queiroz, algumas atividades físicas exigem um cuidado especial. No caso das práticas expostas ao sol, a especialista recomenda aumentar a ingestão de água, reaplicar o filtro solar nas áreas expostas a cada duas horas e proteger os cabelos com creme hidratante.

Transtornos como dermatites, linhas de expressão, ressecamento, micoses, entre outros, podem surgir devido à exposição prolongada ao sol ou até mesmo em contato excessivo com a água que possua adição de produtos químicos, como o cloro, por exemplo. A dermatologista explica que é necessário manter a higiene do corpo logo após o término dos exercícios, ingerir bastante água e aplicar o filtro solar 30 minutos antes de iniciar a atividade.

Em caso de pele sensível ou que sofre com rosácea, é recomendada higiene da pele com sabonete específico e uso de água termal. Associar hidratantes calmantes antes da reaplicação do filtro solar também é uma boa opção. “Além dos cuidados com a pele do rosto, deve-se usar roupas leves durante a atividade física e logo após o término higienizar o corpo com sabonete suave, a fim de evitar que a umidade favoreça o surgimento de micoses e irritações na pele”, esclareceu a dermatologista.

Para os atletas que “pegam pesado” nos exercícios, podem surgir as rugas dinâmicas. Com isto, a orientação é tentar suavizar a mímica durante o exercício, podendo ainda fazer uso de estratégias para evitar que os músculos da face sofram hipertrofia também, e assim ainda obter melhores resultados com a aplicação de toxina botulínica para suavizar as expressões da face, principalmente.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.