#audioinclui

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Agenda cultural - Sobrado Dr. José Lourenço recebe exposição Relevo Tonal de Nil Roque


Com curadoria de Aldonso Palácio e realização da Galeria Contemporarte, é a primeira mostra individual do artista


As obras de Nil Roque ocupam, a partir de 5 de outubro, o andar térreo do Sobrado Dr. José Lourenço com sua primeira exposição individual, com curadoria de Aldonso Palácio, realização da Galeria Contemporarte e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Sobrado Dr. José Lourenço. Durante a abertura será lançado catálogo com introdução de Denise Mattar. A exposição segue aberta até 20 de novembro, com entrada gratuita.

Nill Roque nasceu em Baturité, Ceará, em 1985, onde vive e trabalha. O artista iniciou sua produção aos 13 anos, aprendendo técnicas clássicas de retrato, natureza morta e paisagem. Ricamente cercado pela natureza e pelos elementos e hábitos dos moradores do sertão, conseguiu desenvolver um estilo próprio de esculturas, a partir de materiais naturais, o qual gradativamente foi modificado pela inserção de novas tecnologias no seu processo artístico.

"Relevo Tonal" conta com 18 esculturas que datam de 2006 até 2019 e pode ser classificada em duas vertentes: os retratos, onde Nil se apropria de portraits de artistas que lhe são importantes, ícones pop, estatuário clássico e rostos da história da arte. E uma outra, além das abstrações geométricas em forma de círculos e cabaças, nas quais ele expande o domínio sobre a pintura e a gradação de tons de cinza sobre as esculturas. Em ambas, é possível perceber a constante pesquisa do artista sobre as questões da construção e desconstrução da imagem, da criação de ilusões a partir da realidade tátil em um universo visual rítmico e instigante. Os intrínsecos relevos chamam à interação a partir do jogo entre perspectiva e luz, reconfigurando a obra através de cada novo olhar.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS
2004 – Casa Olavo de Alencar Dutra, Baturité (CE)
2012 – Harco para Cabo Verde, Palácio da Cultura Ildo Lobo, Praia, Cabo Verde e Centro Cultural CREA-CE, Fortaleza (CE)
2015 – Galeria Vicente Leite 12 anos, Uni7, Fortaleza (CE)
2017 – Exposição de acervo e novos artistas, Galeria Contemporarte, Fortaleza (CE)
2019 – XX Unifor Plástica, Fundação Edson Queiroz, Fortaleza (CE)

Curadoria
Aldonso Palácio esteve à frente da Galeria Contemporarte, em Fortaleza, entre 2014 e 2017, realizando mais de 12 exposições de artistas das cenas local e nacional. Mestre em mercado de arte contemporânea internacional pela IESA Paris, atualmente reside e trabalha em Berlim.

SERVIÇO:
NIL ROQUE - RELEVO TONAL
Abertura: sábado, 5 de outubro às 10h
Exposição: 5 de outubro a 20 de novembro de 2019
Local: Sobrado Dr. José Lourenço
Endereço: Rua Major Facundo, 154 - Centro, Fortaleza - CE
Visitação: segunda a sexta, de 9h às 17h / sábados de 9h às 14h

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.