O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta sexta-feira (21) a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A íntegra da decisão do ministro ainda não foi divulgada. A medida foi determinada pelo ministro após o site PlatôBR informar, na última quarta-feira (19), que Ramagem está em Miami , nos Estados Unidos. Ele foi filmado pela equipe do site enquanto entrava em um condomínio na cidade norte-americana. Diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Jair Bolsonaro, Ramagem foi condenado na ação penal da trama golpista a 16 anos de prisão e recorre em liberdade. Durante a investigação, Ramagem foi proibido pelo ministro Alexandre de Moraes de sair do país e teve que entregar todos os passaportes nacionais e estrangeiros. Os detalhes da suposta fuga do deputado ainda não foram divulgados oficialmente. A Câmara dos Deputados informou...
Com curadoria de Aldonso Palácio e realização da Galeria Contemporarte, é a primeira mostra individual do artista
As obras de Nil Roque ocupam, a partir de 5 de outubro, o andar térreo do Sobrado Dr. José Lourenço com sua primeira exposição individual, com curadoria de Aldonso Palácio, realização da Galeria Contemporarte e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Sobrado Dr. José Lourenço. Durante a abertura será lançado catálogo com introdução de Denise Mattar. A exposição segue aberta até 20 de novembro, com entrada gratuita.
Nill Roque nasceu em Baturité, Ceará, em 1985, onde vive e trabalha. O artista iniciou sua produção aos 13 anos, aprendendo técnicas clássicas de retrato, natureza morta e paisagem. Ricamente cercado pela natureza e pelos elementos e hábitos dos moradores do sertão, conseguiu desenvolver um estilo próprio de esculturas, a partir de materiais naturais, o qual gradativamente foi modificado pela inserção de novas tecnologias no seu processo artístico.
"Relevo Tonal" conta com 18 esculturas que datam de 2006 até 2019 e pode ser classificada em duas vertentes: os retratos, onde Nil se apropria de portraits de artistas que lhe são importantes, ícones pop, estatuário clássico e rostos da história da arte. E uma outra, além das abstrações geométricas em forma de círculos e cabaças, nas quais ele expande o domínio sobre a pintura e a gradação de tons de cinza sobre as esculturas. Em ambas, é possível perceber a constante pesquisa do artista sobre as questões da construção e desconstrução da imagem, da criação de ilusões a partir da realidade tátil em um universo visual rítmico e instigante. Os intrínsecos relevos chamam à interação a partir do jogo entre perspectiva e luz, reconfigurando a obra através de cada novo olhar.
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
2004 – Casa Olavo de Alencar Dutra, Baturité (CE)
2012 – Harco para Cabo Verde, Palácio da Cultura Ildo Lobo, Praia, Cabo Verde e Centro Cultural CREA-CE, Fortaleza (CE)
2015 – Galeria Vicente Leite 12 anos, Uni7, Fortaleza (CE)
2017 – Exposição de acervo e novos artistas, Galeria Contemporarte, Fortaleza (CE)
2019 – XX Unifor Plástica, Fundação Edson Queiroz, Fortaleza (CE)
2012 – Harco para Cabo Verde, Palácio da Cultura Ildo Lobo, Praia, Cabo Verde e Centro Cultural CREA-CE, Fortaleza (CE)
2015 – Galeria Vicente Leite 12 anos, Uni7, Fortaleza (CE)
2017 – Exposição de acervo e novos artistas, Galeria Contemporarte, Fortaleza (CE)
2019 – XX Unifor Plástica, Fundação Edson Queiroz, Fortaleza (CE)
Curadoria
Aldonso Palácio esteve à frente da Galeria Contemporarte, em Fortaleza, entre 2014 e 2017, realizando mais de 12 exposições de artistas das cenas local e nacional. Mestre em mercado de arte contemporânea internacional pela IESA Paris, atualmente reside e trabalha em Berlim.
SERVIÇO:
NIL ROQUE - RELEVO TONAL
Abertura: sábado, 5 de outubro às 10h
Exposição: 5 de outubro a 20 de novembro de 2019
Local: Sobrado Dr. José Lourenço
Endereço: Rua Major Facundo, 154 - Centro, Fortaleza - CE
Visitação: segunda a sexta, de 9h às 17h / sábados de 9h às 14h
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.