O intenso vai e vem dos participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, foi interrompido, por volta das 14h desta quinta-feira (20), quando gritos de " fire " (fogo em inglês) começaram a ecoar pelos corredores da Zona Azul, a área oficial de negociações do evento. Ao mesmo tempo, equipes de segurança, incluindo bombeiros civis, passaram a orientar que as pessoas deixassem o local o rapidamente, o que gerou uma correria e um certo desespero. Como a Zona Azul é extensa, superando mais de 1 quilômetro entre o portão de entrada e as últimas salas de reunião, nem todos estavam entendendo o que acontecia nos primeiros minutos. O foco do incêndio se deu no Pavilhão dos Países, próximo ao estande da China, que fica a poucos metros da entrada principal da COP30. As chamas começaram no material que reveste os estandes e rapidamente consumiu a cobertura de pano . O ministro do Turismo, Celso Sabino, que circulava p...
O Ceará deve seguir com condições de chuva neste fim de semana, segundo análise das condições atuais de tempo e também de resultados de modelos numéricos de previsão realizada nesta sexta-feira (11) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Depois da chuva rápida e com intensidade fraca no litoral de Fortaleza na manhã de hoje, somente o extremo sul do Ceará ainda têm cenário para novas precipitações. Na noite desta quinta (10), postos pluviométricos do Crato registraram 8,8 mm, na Sede, e 8 mm no Lameiro. Também houve registro de 1 milímetro em Caririaçu.
No sábado (12), a previsão da Funceme indica que o Sertão dos Inhamuns, Cariri e os litorais de Fortaleza e do Pecém têm possibilidade de chuva. Apesar das condições favoráveis indicadas neste momento, não há tendência de acumulados mais expressivos.
Por fim, no domingo (13), a área de abrangência com possibilidade de precipitações reduz, ficando restrita aos litorais de Fortaleza e do Pecém. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia.
Importante: novas análises serão realizadas na tarde de hoje e também nas manhãs do fim de semana. Caso seja necessário, os meteorologistas da Funceme realizarão atualizações na previsão apontada nesta sexta. Para acompanhar, basta acessar o site do órgão ou baixar o app ‘Funceme Tempo’.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.