#audioinclui

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Colabora Inova - Começa hoje o Seminário Empreender 2019



Atuar como ferramenta de apoio e impulso aos microempreendedores e às micro e pequenas empresas do Nordeste. Esse é o principal objetivo do Seminário Empreender, que em 2019 chega à 13º edição, que começa nesta sexta-feira e sábado (18 e 19/10). 

“A Simplificação do Ambiente de Negócios no Brasil”, com a diretora do Departamento de Estruturação Regional e Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, Cláudia Moraes Mendes, será às 8h50 desta sexta. Já às 10h15, o painel “Vantagens da Formalização para o Micro Empreendedor e o Empreendedor Individual. O Novo Ambiente de Negócios” terá como participantes Antônio Elgma, do Sebrae, e Cláudia Dias, do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE).

Para encerrar o período da manhã, às 11h20, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio irá palestrar sobre “Fortaleza Competitiva. Ações e Políticas para o Desenvolvimento do Empreendedorismo com Foco nos Pequenos Negócios”.

Já a palestra magna será com Scott Taylor, presidente e diretor executivo do The Monroe Institute, Estados Unidos, e professor South Central College - Small Business Management. O convidado vai falar, às 13h40, acerca da “Gestão dos Micro e Pequenos Negócios com visão de Mercado; Desenvolvendo Competências; O Novo Empreendedor; Ferramentas para Trabalhar com Clientes e Fornecedores; 18 Lições para a Gestão de Pequenos Negócios, segundo modelos aplicados nos Estados Unidos”. Para este momento, haverá interpretação simultânea. O conteúdo do Scott Taylor terá comentários do professor e consultor internacional Rogério Magalhães.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Mosiah Torgan, é o responsável pela palestra de encerramento da sexta-feira. Às 16h45, ele vai falar sobre “Meu Bairro Empreendedor: Desenvolvendo Mentalidade Empreendedora em Comunidades de Fortaleza; Impactos Sociais”.

Oficinas - o segundo dia do Empreender, realizado no sábado (19/10), é totalmente dedicado a oficinas de capacitação e treinamentos pensados para colaborar com o sucesso dos empreendedores. Vendas pela Internet, Design Thinking e Práticas de Gestão do Caixa são algumas delas.

Agricultura familiar - a agricultura familiar está presente na programação do Seminário. Está previsto para hoje (18/10), às 9h30, o painel “A Agricultura Familiar na Formação da Renda. Experiências de Alto Impacto”, com Priscilla Veras e Andreia Cardoso, do Muda Meu Mundo, Glaucio Gomes, da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), Maria Odete Alves, do Banco do Nordeste, e Coronel Sérgio Gomes, do Projeto Hortas Sociais.

Amanhã (19/10), às 10h30min, haverá a oficina “Agricultura familiar e agricultura urbana: como desenvolver pequenas hortas domésticas/comunitárias”. Durante os dois dias, os visitantes poderão visitar a feira permanente dedicada ao tema agricultura familiar, nos dois dias, com produtos orgânicos. São 20 opções de estandes com os mais variados itens.

Empreender nos bairros - nesta edição, além do evento no Sebrae, o público teve acesso ao Encontro nos Bairros, que ocorreram na segunda (14), terça (15) e quarta (16), no Teatro São José, bairros Vicente Pinzon e Bom Jardim, respectivamente. No Teatro São José fizeram a palestra do diretor dos Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho Neto. No Centro de Referência do Empreendedor do Vicente Pinzon, destaque para a palestra “Boas experiências de associativismo na indústria de confecções em Fortaleza”, com Dalvani Mota, da Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Femicro-CE). Já no Centro de Referência do Empreendedor do Bom Jardim, Daniele Porto, da Faculdade CDL, falou sobre “A gestão financeira dos pequenos negócios: a gestão do caixa”.

Serviço
Seminário Empreender 2019

Data: Sexta (18/10), de 8h30 às 18h e sábado (19/10), das 9h às 11h30.
Endereço: Centro de Negócios do Sebrae Ceará (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema )
Programação completa, perfis dos palestrantes e inscrições gratuitas em seminarioempreender.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.