O governo do Paraná informou que, até o início da tarde deste sábado (8), 750 pessoas foram atendidas em unidades de Saúde do estado em decorrência da passagem de um tornado por cidades paranaenses. O fenômeno provocou a morte de seis pessoas. O município mais atingido foi Rio Bonito do Iguaçu, que fica a cerca de 400 quilômetros de Curitiba. Dados da Defesa Civil paranaense estimam que até 90% da área urbana da cidade foram atingidos. Segundo as informações oficiais, a maior parte dos feridos foi atendida em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Casos mais graves estão sendo encaminhados para o Hospital Universitário de Cascavel e para o Hospital Regional de Guarapuava. Quatro pessoas precisaram passar por cirurgia. Em Rio Bonito do Iguaçu, “as estruturas de saúde estão todas colapsadas”, disse o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Segundo o gestor, apenas um centro de s...
_A perspectiva é que na segunda fase do projeto as geladeiras literárias cheguem ao Cariri e à Região Norte do Estado_
Este ano, o Dia das Crianças começa a ser comemorado de uma forma diferente em Maranguape. Isso porque na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, o PROJETO UNIVIDA LIVRO NA MÃO instala a segunda geladeira literária no Município. Desta vez, o equipamento ficará no Parque Cidade da Criança, ao lado da Praça Capistrano de Abreu, no Centro. Contação de história, doação e empréstimos de livros, brincadeiras e muita animação compõem a programação especial voltada para os pequeninos, que terá início às 17h e é inteiramente gratuita.
Pensada para incentivar a leitura desde cedo, a segunda geladeira literária estará recheada exclusivamente com livros infantis. Os títulos ficarão disponíveis no local para empréstimos todas as quintas-feiras do mês de outubro, sempre das 17h às 21h. “Esse segundo equipamento é direcionado para a meninada. Nossa intenção é fazer com que as crianças descubram o incrível mundo que a leitura nos proporciona”, explicou Adriana de Paulo, Presidente da Cooperativa Univida e idealizadora do Projeto.
A primeira geladeira literária do PROJETO UNIVIDA LIVRO NA MÃO foi instalada na Praça Francisco Colares (em frente à igreja Matriz de Maranguape) no último dia 10 de setembro. Este primeiro equipamento é fixo e fica à disposição de toda população do Município initerruptamente, ofertando literatura diversa para todas as idades.
UNIVIDA LIVRO NA MÃO
Com o objetivo de estimular o hábito da leitura em qualquer fase da vida, o PROJETO UNIVIDA LIVRO NA MÃO foi inspirado em um projeto desenvolvido no interior de São Paulo, que reaproveita a carcaça de geladeiras adaptando-as para receberem livros. No Ceará, esses equipamentos são instalados em locais públicos para que qualquer pessoa possa usufruir de um bom livro.
A perspectiva é que nessa primeira fase do Projeto, que se estenderá até dezembro de 2019, sejam instaladas 5 geladeiras literárias, contemplando inclusive áreas rurais, onde o acesso à leitura é ainda mais difícil. Encerrando essa etapa, uma gincana cultural com alunos da rede municipal de ensino de Maranguape – que acontecerá em novembro - premiara as turmas que mais arrecadarem livros para a implementação de geladeiras.
Para que o Projeto se estenda a outros municípios, a colaboração de todos é importantíssima. Qualquer pessoa pode contribuir fazendo a doação de quantos livros quiser. Basta entrar em contato com a Cooperativa Univida, por meio do telefone (85) 98863-7148, e agendar a coleta.
A Univida
A Univida é uma cooperativa de trabalho e serviços de atendimento pré-hospitalar e de saúde com sede em Maranguape, a Univida está presente em municípios dentro e fora do Estado do Ceará.
SERVIÇO: Instalação da 2ª geladeira literária do PROJETO UNIVIDA LIVRO NA MÃO
Data: 10 de outubro (quinta-feira)
Horário: a partir das 17h
Local: Parque Cidade da Criança, ao lado da Praça Capistrano de Abreu, no Centro de Maranguape
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.