O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento da cadela Iara, integrante da Companhia de Busca com Cães, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (15/01), durante o deslocamento para uma operação no interior do estado do Maranhão. Iara passou a apresentar sintomas compatíveis com torção gástrica já nas proximidades do destino final da missão. Apesar dos esforços imediatos, a cadela não resistiu e veio a óbito nos braços de seu condutor, o sargento João, companheiro de jornada e de incontáveis operações. De origem inesperada e raça inicialmente desconhecida, Iara rapidamente se destacou pelo temperamento singular, pela dedicação ao trabalho e pela forte conexão com a tropa. Ao longo de sua trajetória operacional, participou de cursos fora do estado, integrou grandes operações, a exemplo da atuação em Mossoró, contribuiu diretamente para a localização de vítimas e entrou para a história da corporação ao se tornar a primeira cadela da raça Braco Ale...
Os litorais de Fortaleza e do Pecém, além da macrorregião do Maciço de Baturité amanheceram sob chuvas isoladas nesta segunda-feira (14). Conforme previsão atualizada da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é que as precipitações sigam próximo à costa até o início da tarde de hoje.
As chuvas desta segunda estão associadas à atuação da brisa terrestre, que é um sistema que é um que atua de forma local e se caracteriza como ventos que ocorrem entre os períodos da noite e da manhã, movendo-se da terra para o mar.
Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, apesar deste sistema atuar diariamente, a brisa necessita de outros fatores como a umidade do ar mais elevada para provocar precipitações e, nas primeiras horas de hoje, ela chegou a 90% em Fortaleza, por exemplo.
No intervalo entre as 7h deste domingo (13) e as 7h desta segunda, balanço parcial indica registros em, pelo menos, cinco municípios, sendo o maior acumulado em Fortaleza, nos posto pluviométrico do Castelão, com 4,2 milímetros. Os dados serão atualizados ao longo do dia e podem ser acompanhados por meio do endereço funceme.br/calendario.
Para esta terça-feira (15), a Funceme prevê cenário semelhante ao observado hoje: nebulosidade variável com possibilidade faixa litorânea e no Maciço de Baturité. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.