De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo do Crato, a segunda edição do Crato Estação da Folia impulsionou o setor hoteleiro do município, alcançando uma média de 71% de ocupação em hotéis e pousadas durante o período festivo. Alguns estabelecimentos, inclusive, registraram lotação máxima, chegando a 100% de ocupação. O resultado demonstra o fortalecimento do evento no calendário regional e ressalta o compromisso da gestão municipal em consolidar o Crato como um importante polo turístico do interior do Ceará. Segundo a executiva da pasta, Anny Callou, esse índice caminha junto com a geração de oportunidades no município. "Turismo é economia. Esse dado é muito importante, pois não influencia apenas a rede hoteleira, mas toda a cadeia que movimenta a economia da cidade", declarou. A expectativa da Secretaria é que, com o crescimento do evento e o fortalecimento das políticas de turismo e cultura, os próximos anos apresentem índices ainda mais expressivos, ampliando o fl...
Os eleitores de Tianguá e de Irauçuba voltaram às urnas neste domingo, 27/10, para escolher novo prefeito e vice, em eleição suplementar. Foi um dia tranquilo de votação, nos dois municípios, após planejamento bem conduzido pela Justiça Eleitoral. A data limite para a diplomação dos eleitos, em ambos os municípios, é 11 de novembro de 2019.
Tianguá
A totalização foi concluída às 19h, em Tianguá, com 43.011 votos (1.346 brancos e 2.525 nulos). Venceu o candidato Luiz Menezes de Lima (PSD), com 51,78% dos votos válidos (20.268 votos), que tem como vice-prefeito, Alex Anderson Nunes da Costa. Dos 50.636 eleitores de Tianguá, deixaram de comparecer 7.625 eleitores, o que representa uma abstenção de 15,06%.
Também disputaram a eleição Valdeída Souza Azevedo (candidata a prefeita) e Fernando Alves de Menezes (candidato a vice-prefeito) - 16.923 votos; Haroldo Aragão Correia (candidato a prefeito) e Tiago Cunha Fontenele (candidato a vice-prefeito) - 1.135 votos; e José Cardoso Terceiro (candidato a prefeito) e João Antônio Beviláqua Alves (candidato a vice-prefeito) - 814 votos.
Os candidatos Valfrido de Paulo Fontenele e Luiz Gonzaga Paixão Fontenele renunciaram na última semana, e os votos a eles destinados são considerados nulos.
Funcionaram 180 seções eleitorais, distribuídas nos locais de votação do município. Apenas uma urna eletrônica foi substituída. Foram convocados 720 mesários para o pleito, que além do juiz eleitoral, Eduardo Braga Rocha, do promotor, Hygo Cavalcante da Costa, do chefe de cartório, Antonio Carlos Martins Balbino, contou com o trabalho dos demais servidores do cartório e de voluntários.
Irauçuba
No município, a totalização foi concluída às 18h54, com 13.882 votos (138 brancos e 284 nulos). Venceu a candidata Geraldinha Braga (PSD), com 58,65% dos votos válidos (7.894 votos), que tem como vice-prefeito, Carlos Felipe de Sousa Fernandes. Dos 16.151 eleitores de Irauçuba, 2.269 deixaram de comparecer, o que representa uma abstenção de 14,05%. Nenhuma urnas eletrônica precisou ser trocada.
Concorreram também Ana Cleia Barroso Caetano (candidata a prefeita) e Raimundo Alves Lopes (candidato a vice-prefeito) - 5.392 votos; eManoel Clerdonio Ávila (candidato a prefeito) e Romário Azevedo Ávila (candidato a vice-prefeito) - 174 votos.
Funcionaram 62 seções eleitorais, distribuídas nos locais de votação do município. Foram convocados 248 mesários para o dia do pleito. A juíza da 41ª Zona Eleitoral, Juliana Porto Sales, comandou o pleito, tendo como chefe de cartório, Márcio Lopes Cruz, e, atuando como promotora eleitoral, Valeska Catunda Bastos. Auxiliaram os trabalhos os servidores do cartório eleitoral e o pessoal de apoio.
Ambos os pleitos envolveram grande número de servidores da Secretaria do TRE, que atuaram no período eleitoral e durante todo o domingo, no acompanhamento do pleito, desde o início do dia até a totalização dos votos.
Histórico
Na sessão do Pleno do TRE, de 22 de julho de 2019, foram cassados os mandatos do prefeito e vice-prefeito do município de Irauçuba, respectivamente, Raimundo Nonato Sousa e José Pinto de Mesquita, por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016.
Em 20 de agosto de 2019, o TRE-CE declarou inelegíveis o prefeito de Tianguá, José Jaydson Saraiva de Aguiar, e o vice-prefeito, Mardes Ramos de Oliveira, escolhidos no dia 3 de junho de 2018, também, em eleição suplementar. Os membros da Corte julgaram procedente a impugnação ao pedido de registro de candidatura e declararam a nulidade dos votos e dos diplomas.
Outras suplementares
Mais dois municípios brasileiros foram às urnas neste domingo, 27/10, são eles: Guaiçara (SP) e Castelo (ES). O município de Aracoiaba (CE) realizará eleição suplementar para prefeito e vice, no próximo dia 1º de dezembro, após cassação dos diplomas dos eleitos em 2016.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.