Com um novo formato de disputa para a temporada 2026, a Diretoria de Competições da CBF realizou, nesta quarta-feira (28), o sorteio dos confrontos da Primeira Fase da competição. Consequentemente, os clubes que entrarão na Segunda Fase também puderam conhecer seus possíveis adversários. Ao todo, quatro equipes cearenses participarão da maior competição do país. O Tirol, que fará sua primeira participação no certame, entra já nesta fase inicial. Seu primeiro embate será diante do América de Propriá, de Sergipe. Quem sair vencedor viajará até Minas Gerais para enfrentar o América-MG. Já o Maracanã encara a Portuguesa-RJ fora de casa. Ceará e Fortaleza aguardam seus adversários na Segunda Fase. O Vovô recebe o vencedor do confronto entre Araguaína-TO e Primavera-SP, enquanto o Leão enfrenta quem passar de Maguary-PE x Laguna-RN. Ambos os jogos serão realizados em solo cearense. Nessas duas fases, as partidas serão disputadas em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, o vence...
Os eleitores de Tianguá e de Irauçuba voltaram às urnas neste domingo, 27/10, para escolher novo prefeito e vice, em eleição suplementar. Foi um dia tranquilo de votação, nos dois municípios, após planejamento bem conduzido pela Justiça Eleitoral. A data limite para a diplomação dos eleitos, em ambos os municípios, é 11 de novembro de 2019.
Tianguá
A totalização foi concluída às 19h, em Tianguá, com 43.011 votos (1.346 brancos e 2.525 nulos). Venceu o candidato Luiz Menezes de Lima (PSD), com 51,78% dos votos válidos (20.268 votos), que tem como vice-prefeito, Alex Anderson Nunes da Costa. Dos 50.636 eleitores de Tianguá, deixaram de comparecer 7.625 eleitores, o que representa uma abstenção de 15,06%.
Também disputaram a eleição Valdeída Souza Azevedo (candidata a prefeita) e Fernando Alves de Menezes (candidato a vice-prefeito) - 16.923 votos; Haroldo Aragão Correia (candidato a prefeito) e Tiago Cunha Fontenele (candidato a vice-prefeito) - 1.135 votos; e José Cardoso Terceiro (candidato a prefeito) e João Antônio Beviláqua Alves (candidato a vice-prefeito) - 814 votos.
Os candidatos Valfrido de Paulo Fontenele e Luiz Gonzaga Paixão Fontenele renunciaram na última semana, e os votos a eles destinados são considerados nulos.
Funcionaram 180 seções eleitorais, distribuídas nos locais de votação do município. Apenas uma urna eletrônica foi substituída. Foram convocados 720 mesários para o pleito, que além do juiz eleitoral, Eduardo Braga Rocha, do promotor, Hygo Cavalcante da Costa, do chefe de cartório, Antonio Carlos Martins Balbino, contou com o trabalho dos demais servidores do cartório e de voluntários.
Irauçuba
No município, a totalização foi concluída às 18h54, com 13.882 votos (138 brancos e 284 nulos). Venceu a candidata Geraldinha Braga (PSD), com 58,65% dos votos válidos (7.894 votos), que tem como vice-prefeito, Carlos Felipe de Sousa Fernandes. Dos 16.151 eleitores de Irauçuba, 2.269 deixaram de comparecer, o que representa uma abstenção de 14,05%. Nenhuma urnas eletrônica precisou ser trocada.
Concorreram também Ana Cleia Barroso Caetano (candidata a prefeita) e Raimundo Alves Lopes (candidato a vice-prefeito) - 5.392 votos; eManoel Clerdonio Ávila (candidato a prefeito) e Romário Azevedo Ávila (candidato a vice-prefeito) - 174 votos.
Funcionaram 62 seções eleitorais, distribuídas nos locais de votação do município. Foram convocados 248 mesários para o dia do pleito. A juíza da 41ª Zona Eleitoral, Juliana Porto Sales, comandou o pleito, tendo como chefe de cartório, Márcio Lopes Cruz, e, atuando como promotora eleitoral, Valeska Catunda Bastos. Auxiliaram os trabalhos os servidores do cartório eleitoral e o pessoal de apoio.
Ambos os pleitos envolveram grande número de servidores da Secretaria do TRE, que atuaram no período eleitoral e durante todo o domingo, no acompanhamento do pleito, desde o início do dia até a totalização dos votos.
Histórico
Na sessão do Pleno do TRE, de 22 de julho de 2019, foram cassados os mandatos do prefeito e vice-prefeito do município de Irauçuba, respectivamente, Raimundo Nonato Sousa e José Pinto de Mesquita, por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016.
Em 20 de agosto de 2019, o TRE-CE declarou inelegíveis o prefeito de Tianguá, José Jaydson Saraiva de Aguiar, e o vice-prefeito, Mardes Ramos de Oliveira, escolhidos no dia 3 de junho de 2018, também, em eleição suplementar. Os membros da Corte julgaram procedente a impugnação ao pedido de registro de candidatura e declararam a nulidade dos votos e dos diplomas.
Outras suplementares
Mais dois municípios brasileiros foram às urnas neste domingo, 27/10, são eles: Guaiçara (SP) e Castelo (ES). O município de Aracoiaba (CE) realizará eleição suplementar para prefeito e vice, no próximo dia 1º de dezembro, após cassação dos diplomas dos eleitos em 2016.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.