O Brasil vendeu ao exterior, em 2025, 40,04 milhões de sacas de 60 quilos (kg) de café, uma queda de 20,8% em relação a 2024. No entanto, a receita da exportação do produto no ano passado bateu recorde: US$ 15,586 bilhões, um aumento de 24,1% na comparação com o ano anterior. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (19), são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). A receita das vendas ao exterior registrada em 2025 é a maior desde 1990 , quando a Cecafé iniciou o levantamento. As exportações brasileiras tiveram como destino 121 países. De acordo com o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, o recorde é resultado do aumento do valor do produto em 2025 e de investimentos do setor em qualidade. “Tivemos médias mensais de preço maiores em 2025 e nossos cafeicultores, bem organizados, mantêm seus investimentos em tecnologia, inovação e qualidade, o que eleva o patamar dos cafés do Brasil e, consequentemente, o seu valor. Não à toa, somos a única o...
O restaurante vai representar o Ceará na etapa final, que acontece dia 23 em São Paulo
O Verdelima Restaurante foi eleito o melhor restaurante a quilo do Ceará, após duas etapas do concurso O Quilo é Nosso, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A primeira delas com participação popular, e a segunda, definida pelos chefs da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC). Dia 23 de outubro, o cearense estará em São Paulo, onde os finalistas terão os pratos avaliados por um júri que irá escolher o melhor restaurante a quilo do Brasil.
Na faculdade Anhembi Morumbi, cada chef/cozinheiro terá toda a estrutura necessária para preparar a receita para uma banca de jurados, escalada pela revista Prazeres da Mesa. O chef Neto Teixeira, do Verdelima, vai apresentar o camarão no coco tostado com macarrão de abobrinha e cenoura, puxado no agridoce de goiabada e abóbora caramelizada.
“Agradeço a todos da Abrasel pela excelente iniciativa de promover este concurso anualmente, nos dando a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e sermos constantemente inspirados e desafiados. São 14 anos de muita dedicação, aprendizado e intensas parcerias. Cuidaremos para que o Ceará esteja muito bem representado nesta etapa final e esperamos retornar com o Prêmio, dando muito orgulho ao povo cearense”, declarou Felipe Limaverde, proprietário do Verdelima.
Para chegar ao resultado final que irá eleger o melhor restaurante a quilo do Brasil, o júri irá experimentar e avaliar os pratos. A decisão será transmitida ao vivo para todo Brasil nas redes sociais da Abrasel. Além do Ceará, os estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins também terão representantes concorrendo à final do concurso.
O concurso O Quilo é Nosso é realizado pela Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e conta com o patrocínio nacional da Sodexo e, local, da Fortalli.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.