A Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (BS/Uece) participará do encerramento do IV Festival Internacional de Música Instrumental do Ceará Mansueto Barbosa (FIMI), em concerto que será realizado no próximo dia 13 de novembro, às 19h, no Cineteatro São Luiz, com a solista convidada Karina Toledo (Brasil/França). A proposta do concerto une duas obras sinfônicas de grande riqueza narrativa e musical: a Bachianas Brasileiras No. 3. de Heitor Villa-Lobos, e a Suite Sinfônica Scheherazade, de Nicolai RimSky-Korsakov. Ambas exploram universos distintos, o Brasil profundo e a fantasia oriental, mas compartilham o poder de contar histórias por meio da música. Veja abaixo a programação: Sobre o Festival O IV FIMI tem como objetivo consolidar um espaço de formação em música que proporcione a alunos de diferentes níveis de formação musical e contextos sociais o acesso a conteúdos artísticos e educativos variados no âmbito da música instrumental, que são oferecidos gratuitamente, ...
Bixiga 70, Marco Lobo, Nonato Luiz, Astronauta Marinho e Orquestra Solar de Tambores são algumas das atrações desta edição, que acontece de 28 a 30 de novembro, no Sesc Fortaleza
Shows e ações formativas dão o tom do 6º Festival Fortaleza Instrumental, realização do SESC Ceará, com apoio da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, que acontece de 28, 29 e 30 de novembro, na unidade do SESC Fortaleza. Ao longo de sua trajetória, o evento se consolidou como uma importante iniciativa de produção cultural, reunindo diferentes atrações, dos mais variados timbres musicais. A entrada para os shows é gratuita, com a doação de 2Kg de alimento, que será destinado ao Programa Mesa Brasil Sesc.  
Após realizar, nos anos anteriores, edições exclusivas voltadas para cordas, teclados, sopros, percussão e instrumentos raros, o Festival este ano vai reunir, de uma só vez, todas essas diferentes possibilidades, em uma verdadeira mescla de “todos os timbres”. Assim, a programação prima pela diversidade de estilos musicais, com grupos e artistas de diferentes partes do Brasil, como Orquestra Voadora (RJ), Bixiga 70 (SP), Pedra Branca (SP), Wassab (PE), Marco Lobo (BA), Leandro César (MG), junto a artistas locais, como Nonato Luiz, Adelson Viana, Astronauta Marinho, Orquestra Solar de Tambores e Orquestra Popular do Nordeste.
Além de se apresentarem no palco do Sesc Fortaleza, o Festival Fortaleza Instrumental também promove a troca de ideias e experiências entre músicos e público por meio das ações formativas. Nesta sexta edição, Marco Lobo, um dos principais nomes da percussão no Brasil, realiza workshop na quinta-feira (28/11) sobre tudo que envolve a prática e o dia a dia do percussionista e do trabalho em grupo. Já a oficina de ritmos do Bixiga 70, que acontece na sexta-feira (29/11), pretende abordar os ritmos que fazem parte dos arranjos musicais do grupo, que são os ritmos afro-brasileiros. Para finalizar, no sábado (30/01), o músico, construtor de instrumentos e esculturas sonoras Leandro César vai construir, junto aos alunos, uma série de instrumentos musicais tendo como matéria-prima a Pedra Cariri.    
As inscrições para os workshops, que acontecem também no Sesc Fortaleza, são gratuitas, já estão abertas e devem ser feitas na sede da Solar (Avenida da Universidade, 2333, Benfica). As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.
SERVIÇO: 6º Festival Fortaleza Instrumental – Todos os Timbres
Período: 28 a 30 de novembro de 2019
Local: Sesc Fortaleza – Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro
Mais informações: (85) 3226-1189
Programação*
28/11 - quinta-feira
9h Workshop Marcos Lobo – 40 vagas
19h30 Orquestra Solar de Tambores (CE) + Marcos Lobo (RJ)
21h Orquestra Voadora (RJ)
29/11 - sexta-feira
9h Workshop Bixiga 70 – 40 vagas
19h Astronauta Marinho (CE)
20h30 Wassab (PE)
22h Bixiga 70 (SP)
30/11 - sábado
9h Workshop Leandro César – 20 vagas
18h Orquestra Popular do Nordeste (CE)
19h30 Leandro César (MG)
20h30 Nonato Luiz e Adelson Viana (CE)
22h Pedra Branca (SP)
*Programação sujeita a alteração
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.