O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (17), que o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) quer criar as condições para que as comunidades explorem o potencial cultural que têm. Para ele, a cultura do país deve ser revolucionária, feita com participação social e não determinada por eixos comercias. Uma cerimônia no Palácio do Planalto marcou o envio do novo PNC para análise do Congresso Nacional. Elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC), o plano vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos. Segundo Lula, o plano quer transformar a cultura em movimento efetivamente de base, popular. “Ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, muito fechadas, aquelas redomas onde tudo funciona certinho, a gente ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, aonde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e de provocar que os outros façam acontecer a cultura”, disse Lula. O evento contou com a presença de cerca de 600 ...
As atividades fazem parte da programação da campanha “Ceará e Fortaleza sem Racismo, em alusão ao Dia da Consciência Negra
A Praia de Iracema recebe na próxima sexta-feira, (15/11), a partir das 16 horas, bate-papo com a cantora, dançarina e performer Linn da Quebrada. A conversa, que acontece no Centro Cultural Belchior, aborda temas que passam por questões de gênero, sexo e raça, faz parte da programação da campanha “Ceará e Fortaleza sem Racismo, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
Outros nomes do cenário nacional também marcam presença no evento, como a cantora Majur que sobe ao palco no Dia da Consciência Negra, quarta-feira, às 19 horas, na Praia do Lido/Crush.. No mesmo lugar, Kondzilla, conversa com o público na sexta-feira do dia 22, às 19 horas. Encerrando as atividades, no dia 30, às 19 horas, no Largo Dos Tremembés, show com Mano Brown e Dexter.
A campanha, promovida pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará, com apoio do Instituto Iracema, segue ao longo do mês, por diversos pontos da capital. Além da Praia de Iracema, a programação se estende pelas unidades da Rede Cuca, Cineteatro São Luiz, Porto Iracema das Artes, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Cultural Casa do Barão do Camocim, Vila das Artes, Theatro José de Alencar e Centro Cultural Dragão do Mar.
Confira a programação completa em Ceará Sem Racismo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.