Secas-Relâmpago Ph.D. Nizomar Falcão Engenheiro Agrônomo - Ematerce Um dos grandes desafios para os agricultores familiares do semiárido, com as mudanças climáticas, é o aumento da intensidade de eventos conhecidos como “Secas-Relâmpago” ou veranicos. O impacto das secas-relâmpago (flash droughts) na agricultura familiar do semiárido é severo e representa uma ameaça de alta intensidade à produção de alimentos e à resiliência das comunidades rurais. Diferente das secas convencionais, que se instala lentamente, secas-relâmpago ocorre, repentinamente, pegando os produtores desprevenidos e colapsando as culturas em desenvolvimento. O mecanismo e o dano das Secas-Relâmpago se caracterizam pela combinação rápida de déficit de precipitação com aumento súbito e intenso das temperaturas e baixa umidade do ar. O dano mais crítico ocorre na agricultura de sequeiro (dependente da chuva), que é o pilar da subsistência da agricultura familiar em várias dimensões: (a) Destruição das Culturas na...
O Coral Ângelus e o coral da Casa Mãe África fazem os preparativos finais para os 33 dias de apresentações no Natal de Fortaleza
Em novembro, a típica aura natalina recomeça na cidade. Nos bastidores do Ceará Natal de Luz, realizado pelaCâmara de Dirigentes Lojistas CDL Fortaleza e Instituto CDL, dezenas de grupos artísticos se preparam. OCoral da Luz, composto por 130 crianças e adolescentes do Coral Ângelus e da Associação Nossa Casa Mãe África, é uma das atrações mais aguardadas e está na reta final dos preparativos para a estreia.
O coral se encontrará para ensaiar no próximo sábado (9), sob a regência de Sislaine Simões, na sede da Casa Mãe África, no bairro Bom Jardim. Depois dos últimos preparativos, a maestrina Socorro Raulino, do Coral Ângelus, conduzirá o coral infanto-juvenil também na temporada natalina. As apresentações nas sacadas do Hotel Excelsior são emocionantes e começarão no próximo dia 21, na abertura do Natal de Luz, às 18 horas, na Praça do Ferreira.
Desde sua primeira apresentação ao vivo, em 2005, o Coral da Luz bate recorde de público. Ao longo dos anos, as instituições que acompanham o coral ficam atentos aos pré-requisitos para participar. O principal é ser estudante de escola pública ou ter bolsa integral na rede particular, manter notas na média e participar de teste de voz e presença cênica.
Essa é a 23ª edição da festa natalina em Fortaleza, uma grande celebração de amor e renovação da esperança. A programação acontecerá entre 21 de novembro e 23 de dezembro em diversos pontos da cidade. O evento é uma apresentação da Prefeitura de Fortaleza e do Ministério da Cidadania, com a realização da CDL Fortaleza e do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social. Tem patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel e Banco do Nordeste. Conta ainda com o apoio da Faculdade CDL, do Governo do Estado, da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa, da Indaiá e do Sindiônibus.
Serviço: Ensaio do Coral da Luz
Sábado (9), às 9h 30min, na Casa Mãe África
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.