#audioinclui

sábado, 16 de novembro de 2019

Paracuru recebe o 6º Festival Internacional de Circo do Ceará


Com acesso gratuito, a programação conta com apresentações de artistas internacionais, nacionais e cearenses, além de atividades formativas na arte de encantar e fazer sorrir
A 6ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará leva, do dia 18 a 21 de novembro, diversas modalidades circenses, como palhaçaria, contorcionismo e equilibrismo para seis locais de Paracuru: Praça Matriz, Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Sales, Anfiteatro e Quadra Poliesportiva do Farol, Escola de Dança de Paracuru e Distrito da Volta. Serão 24 apresentações de artistas internacionais, nacionais e cearenses, além de oficinas com formações para artistas e o público interessado em técnicas de circo. Toda a programação é gratuita.
As atividades formativas, que fazem parte do Programa Luz no Picadeiro, abrem a programação na cidade litorânea. Nos dias 18 e 19 de novembro, das 16h às 20h, será realizada a oficina “Roda Cyr” na Quadra Poliesportiva do Farol de Paracuru, por Gabriel Gomes e Carina Ninow. E nos dias 19 e 20, das 8h às 12h, Valeria Gabriela Altmark conduz a oficina “Contorção desportiva e dançada”, na Escola de Dança de Paracuru.
A programação artística começa na terça-feira, dia 19, às 17h, com o “Circo Larizando” da Aquarela Entretenimento (CE), na Praça da Matriz. O grupo fará uma homenagem às noites de variedades do circo tradicional, com apresentação de acrobatas, malabaristas, equilibristas e palhaços. Em seguida, às 18h, no Anfiteatro do Farol começa o VARIETÉ, com apresentação de diversas atrações. Dentre os destaques nacionais, Daniel Salvi (SP) apresenta “O Poste”. No espetáculo, Lupércio é um faz-tudo bem-intencionado que assume a sua missão com maestria, lutando contra o medo de altura. O espetáculo cômico tem forte expressão corporal e linguagem visual, e envolve a participação da plateia de maneira lúdica e direta.
Na quarta-feira, 19, a programação começa às 9h da manhã na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Sales com a aula espetáculo “A história do Circo” de Cláudio Ivo (CE). Logo depois, às 9h30, em parceria com o SESC-CE, haverá apresentações de números cômicos de palhaço e malabarismo no espetáculo “A incrível, a estupenda, a maravilhosa dupla dinâmica de dois”, da Cia Lamparim (CE). Essa programação em parceria com o SESC-CE segue às 17h para a Praça Matriz com o espetáculo “Se dice di mí” da Laguz Circo (BRA/ARG), que retrata a história de uma bailarina de tango que, enquanto aguardar o seu par chegar, distrai o público usando a técnica de trapézio fixo, malabares e palhaçaria.
No Anfiteatro do Farol tem mais VARIETÉ na quarta-feira. Um dos destaques internacionais é a companhia mexicana Fuoco di Strada em "La Familia Pastel". A apresentação é sobre a história de uma parentalha peculiar com modos refinados e costumes estranhos que leva ao questionamento sobre quais os reais laços que conectam uma família. A programação começa às 18h.
Encerrando o festival em Paracuru, na quinta-feira, dia 21, às 19h, o Circo Teatro Artetude (DF) estará no Distrito da Volta para apresentar “O Circo dos Irmãos Saúde”. No espetáculo, o grupo se utiliza de elementos de esquetes tradicionais - temperadas com manobras acrobáticas e números de malabares – para contar a história dos amigos, irmãos e palhaçosAnkomárcio Saúde e Ruiberdan Saúde. Juntos, eles exploram cenas cotidianas que levam o espectador a duvidar se aquilo é ou não verdade. É um trabalho que tem a simplicidade da rua e a grandiosidade do circo.
O 6º Festival Internacional de Circo do Ceará, financiado via Lei de Incentivo à Cultura, é apresentado pelo Atacadão, com patrocínio do Grupo DASS, Beach Park e Aninger. Parceria do SESC, e apoio institucional da Escola de Circo de Fortaleza, Vila das Artes, Instituto Iracema, Prefeitura de Fortaleza, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Theatro José de Alencar, Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006). Agradecimento à Enel.  A produção é da Iluminura Produtora Cultural. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal.
SERVIÇO
6º Festival Internacional de Circo do Ceará em Paracuru – De 18 a 21 de novembro com programação na Praça Matriz (End: R. Des. Pontes Viêira, 787-883, Paracuru), Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Sales (End: R. Cap. José Téles, S/N, Paracuru), Anfiteatro e Quadra Poliesportiva do Farol (End: Praça do Farol, s/n, Praia da Munguba, Paracuru), Escola de Dança de Paracuru (End: R. Pedro B Meireles, 175 - La Boca, Paracuru) e Distrito da Volta de Paracuru. Informações: www.festivaldecircoceara.com/Acesso gratuito. Contato: (85)9.8870-0007. festivaldecircoceara@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.