A Diocese de Baturité apresenta ao povo de Deus o seu brasão episcopal, sinal visível de sua identidade, missão e história. A composição heráldica reúne elementos da tradição da Igreja e referências próprias da fé vivida no território, expressando, em símbolos, o caminho que se inicia com a criação da nova Igreja particular. O escudo é dividido em duas partes. No lado esquerdo, sobre fundo de prata, estão representadas cinco chagas em vermelho. Elas recordam as Santas Chagas de Cristo, sinal do amor redentor manifestado na cruz. Este elemento, profundamente enraizado na espiritualidade cristã, também remete à tradição franciscana, tão presente na história da região, marcada pela contemplação do Cristo sofredor e pela vivência da simplicidade evangélica. No lado direito, sobre fundo azul, aparecem um cetro coroado e uma palma, ambos em ouro, dispostos em forma de cruz. O cetro coroado aponta para Cristo Rei, reconhecido como Senhor da história. A palma, por sua vez, recorda a vitó...
O prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, receberá na próxima quinta-feira, 21, a partir das 19h30min, a Medalha Boticário Ferreira, a mais alta comenda concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza. A homenagem foi requerida pelo 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Idalmir Feitosa. A sessão solene acontecerá no Plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza, na Rua Thompson Bulcão nº 830, bairro Patriolino Ribeiro.
José Firmo Camurça Neto é advogado, formado pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Filho de importantes líderes políticos do Distrito de Mucunã – Wilson Camurça e Agacil de Almeida Camurça, iniciou a carreira política como vereador em 1988, sendo reeleito em 1992, 1996 e 2000 para a Câmara Municipal de Maracanaú, onde ocupou a presidência por dois mandatos. Em 2004, foi eleito vice-prefeito de Maracanaú ao lado do prefeito Roberto Pessoa, obtendo então a maior vitória eleitoral da oposição em um município do Ceará. Na eleição de 2006, obteve mais de 30 mil votos, sendo suplente de deputado estadual. Em 2008, foi reeleito vice-prefeito com mais de 87% dos votos válidos, uma das mais expressivas vitórias do Brasil, nas eleições municipais daquele ano. Em 2012, elegeu-se prefeito de Maracanaú com 73,1% dos votos válidos. Em 2016, foi reeleito para o mandato 2017-2020 com 72,1% dos votos válidos.
Medalha - A Medalha Boticário Ferreira foi instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços à coletividade, dedicado à causa municipalista e exemplos de dedicação ao serviço público. O nome da comenda homenageia Antônio Rodrigues Ferreira, o Boticário Ferreira, político que se destacou como bom administrador quando exerceu o cargo de prefeito de Fortaleza no período de 1843 a 1859.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.