A manhã e o começo da tarde deste sábado (25) foram históricos para o tênis brasileiro, com dois atletas chegando em finais importantes do circuito mundial. O carioca João Fonseca se garantiu na disputa do título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, enquanto a paulista Luísa Stefani se classificou para a decisão do WTA 500 de Tóquio, no Japão. Os torneios de nível 500, que dão 500 pontos aos campeões, são os de terceiro maior nível do circuito, tanto masculino como feminino, atrás apenas das competições nível 1000 e dos Grand Slams (que distribuem dois mil pontos ao vencedor) . É a primeira vez que João vai a final de um ATP 500. Luísa, por sua vez, terá pela frente a terceira decisão de um WTA 500 somente este ano, após títulos em Linz, na Áustria, e Estrasburgo, na França, sempre com a húngara Timea Babos, com quem também venceu o SP Open (WTA 250 de São Paulo). Número 46 do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), João encarou o espanhol Jaume Munar (42º...
O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana receberam, na tarde desta segunda-feira (04/11), no Palácio da Abolição, representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). No encontro, os chefes do Executivo Municipal e Estadual anunciaram a entrega da Medalha Dragão do Mar e da Medalha da Abolição à corporação, como forma de reconhecimento pelo trabalho de resgate das vítimas do desabamento do Edifício Andrea, ocorrido no dia 15 de outubro, em Fortaleza.
Na oportunidade, o prefeito Roberto Cláudio informou que o Município irá prestar reconhecimento ao Corpo de Bombeiros com a entrega inédita da Medalha Dragão do Mar. "É uma honraria criada para atos de heroísmo e bravura e que, apesar de existir em Lei, nunca foi entregue e será agora, pela primeira vez, ao Corpo de Bombeiros", destacou o Prefeito, ressaltando que a entrega será realizada ainda este ano.
O governador Camilo Santana também parabenizou e agradeceu ao Corpo de Bombeiros pela atuação durante a tragédia e também comunicou uma homenagem. "Convidamos vocês aqui para anunciar que, enquanto Governo do Estado, decidimos homenagear a corporação com a Medalha da Abolição, que será entregue no próximo dia 29 de novembro", disse.
Para o comandante-geral do CBMCE, Coronel Eduardo Holanda, é uma honra receber essas homenagens. "Em nome de toda a corporação, isso muito nos honra, principalmente por encontrar o Governador e o Prefeito para nos comunicar esse reconhecimento. Ficamos muito lisonjeados, não apenas nós que estamos aqui, mas todos. São 94 anos do Corpo de Bombeiros e nós sempre tivemos uma boa aceitação por parte da população, mas acredito que após essa tragédia, passamos a ser respeitados pelo nivel técnico e por nosso comprometimento", afirmou o Coronel.
Medalha Dragão do Mar
A Medalha Dragão do Mar por Bravura e Feitos Heroicos é outorgada por atos praticados por servidores públicos pertencentes às esferas municipal, estadual e federal que, em fatos notórios, tenham demonstrado dedicação à causa pública, espírito de sacrifício, abnegação, coragem e que, por estas virtudes postas à prova em caso concreto, tiverem atuado em situações de extrema necessidade e perigo iminente, em prol de preservar a vida do cidadão fortalezense.
Medalha da Abolição
A comenda, instituída em 1963, reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará e para o Brasil.
Em 25 de março de 1884, Francisco José do Nascimento, pescador e marinheiro conhecido como Chico da Matilde, afirmou que a partir daquela data não se embarcavam mais escravos nos portos do Ceará. Assim era decretada a abolição da escravatura no Estado, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 1888. A atitude do cearense, que posteriormente ficou conhecido como o Dragão do Mar, é a inspiração para atitudes de grandes homens e mulheres que até hoje se destacam no cenário nacional e no Ceará.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.