Secas-Relâmpago Ph.D. Nizomar Falcão Engenheiro Agrônomo - Ematerce Um dos grandes desafios para os agricultores familiares do semiárido, com as mudanças climáticas, é o aumento da intensidade de eventos conhecidos como “Secas-Relâmpago” ou veranicos. O impacto das secas-relâmpago (flash droughts) na agricultura familiar do semiárido é severo e representa uma ameaça de alta intensidade à produção de alimentos e à resiliência das comunidades rurais. Diferente das secas convencionais, que se instala lentamente, secas-relâmpago ocorre, repentinamente, pegando os produtores desprevenidos e colapsando as culturas em desenvolvimento. O mecanismo e o dano das Secas-Relâmpago se caracterizam pela combinação rápida de déficit de precipitação com aumento súbito e intenso das temperaturas e baixa umidade do ar. O dano mais crítico ocorre na agricultura de sequeiro (dependente da chuva), que é o pilar da subsistência da agricultura familiar em várias dimensões: (a) Destruição das Culturas na...
A Prefeitura inicia o mês de novembro com uma programação especial e gratuita, com destaque para a primeira Virada Cultural de Fortaleza, que conta com shows, saraus, espetáculos, jogos e exposições em diversos espaços do Centro da cidade, de sexta-feira a domingo (8 a 10/11). A realização é da por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Confira aqui a programação completa.
A Virada Cultural de Fortaleza é alusiva ao Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro. As atrações musicais incluem nomes como Cordel do Fogo Encantado, Waldonys, Felipe Cordeiro, Tarcísio Sardinha, Juruviara, Banda Dubaile, Os Transacionais, Os Alfazemas, Orquestra Popular do Nordeste, Roberta Fiúza, Luxo da Aldeia, entre outros. Além disso, eventos como feira de economia criativa, exposição de quadrinhos, jogos de RPG, passeio a pé pelo Centro, Ciclofaixa Cultural, contação de histórias e festival de passinho fazem parte da extensa programação.
Confira aqui mais informações.
Confira aqui mais informações.
Entre os destaques da programação geral da Prefeitura de Fortaleza ainda está o show “Matutanto” do sul-mato-grossense, Matu Miranda, no Centro Cultural Belchior, na quinta-feira (07/11), às 19h. Para quem curte música ao vivo e comida de qualidade, outro programa é o projeto Sons do Mercado, na sexta-feira (08/11), no Mercado dos Pinhões, com Diana Franco e Trio Chic Chico.
A semana ainda conta com Passeio Instrumental no Passeio Público; Forró no Mercado da Aerolândia; e Exposição “Ariel no Mundo da Montação", na Biblioteca Cristina Poeta.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.