O Ceará voltou a registrar um cenário de atenção em relação à situação hídrica. Dados mais recentes do Monitor de Secas, referentes a novembro de 2025, indicam que o estado apresenta o maior índice de seca grave dos últimos quase seis anos, com 26,73% do território nessa categoria. Até então, o dado mais grave havia sido registrado em janeiro de 2020, quando 28,27% do território cearense apresentou seca grave relativa. O cenário atual se aproxima desse patamar histórico e acende um alerta para os impactos da seca prolongada. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o agravamento do quadro está relacionado, principalmente, à escassez de chuvas no segundo semestre, período em que a reposição hídrica costuma ser mais limitada. Atualmente, a seca grave atinge 65 municípios concentrados nas macrorregiões Jaguaribana, mas também com registros no sul do estado, onde situa-se o Cariri, e no oeste do Sertão Central e Inhamuns. Entre os impactos associados...
A Prefeitura inicia o mês de novembro com uma programação especial e gratuita, com destaque para a primeira Virada Cultural de Fortaleza, que conta com shows, saraus, espetáculos, jogos e exposições em diversos espaços do Centro da cidade, de sexta-feira a domingo (8 a 10/11). A realização é da por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Confira aqui a programação completa.
A Virada Cultural de Fortaleza é alusiva ao Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro. As atrações musicais incluem nomes como Cordel do Fogo Encantado, Waldonys, Felipe Cordeiro, Tarcísio Sardinha, Juruviara, Banda Dubaile, Os Transacionais, Os Alfazemas, Orquestra Popular do Nordeste, Roberta Fiúza, Luxo da Aldeia, entre outros. Além disso, eventos como feira de economia criativa, exposição de quadrinhos, jogos de RPG, passeio a pé pelo Centro, Ciclofaixa Cultural, contação de histórias e festival de passinho fazem parte da extensa programação.
Confira aqui mais informações.
Confira aqui mais informações.
Entre os destaques da programação geral da Prefeitura de Fortaleza ainda está o show “Matutanto” do sul-mato-grossense, Matu Miranda, no Centro Cultural Belchior, na quinta-feira (07/11), às 19h. Para quem curte música ao vivo e comida de qualidade, outro programa é o projeto Sons do Mercado, na sexta-feira (08/11), no Mercado dos Pinhões, com Diana Franco e Trio Chic Chico.
A semana ainda conta com Passeio Instrumental no Passeio Público; Forró no Mercado da Aerolândia; e Exposição “Ariel no Mundo da Montação", na Biblioteca Cristina Poeta.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.