#audioinclui

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Segundo dia do Festival Breves Cenas de Teatro tem performance, drama e comédia



Artistas de Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais entram em cena nesta quarta-feira (06) na CAIXA Cultural Fortaleza.


O Grupo Por Nós, do RJ, apresenta a cena “O corpo dela”. Crédito: Daniel Debortoli

Um filho em busca do perdão do pai, a violência contra corpo e mente da mulher e os encontros e relacionamentos virtuais são temáticas cotidianas abordadas em três dos quatro espetáculos que serão apresentadas no Festival Breves Cenas de Teatro nesta quarta-feira, 06, na CAIXA Cultural Fortaleza. Iniciado na terça-feira, 05, a mostra segue até quinta-feira, 07, com início sempre às 20 horas e acesso gratuito.

Com direção geral de Dyego Monnzaho, o Breves Cenas de Teatro é um festival competitivo do Amazonas, de abrangência nacional, criado em 2009 com o objetivo de valorizar e difundir o panorama das produções teatrais no Brasil, com temáticas contemporâneas, instigando o processo criativo no molde de cenas de curta duração. Cada obra tem no máximo 15 minutos.

As cenas de quarta-feira (06)

As três primeiras cenas de quarta-feira são performances e dramas teatrais levados ao palco por artistas de Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O pernambucano José Lírio Costa apresenta “O Cavalo”, teatro/performance realizado sob a orientação do diretor Breno Fittipaldi e da atriz Fabiana Pirro. Através das suas memórias pessoais e com base nos textos “Carta ao Pai”, de Franz Kafka, “Pai, pai”, de João Silvério Trevisan, e “Rastro atrás”, de Jorge Andrade, o ator transita entre cena e performance num jogo/ritual que envolve a plateia.

O público também é envolvido na performance “Escapulário”, com o ator Bremmer Guimarães, da Plataforma Beijo, de Minas Gerais. A partir do seu celular, o performer inicia uma proposta de conversa com a plateia, tendo como dispositivo um aplicativo voltado para encontros entre homens gays, o Grindr. A performance expõe a relação do ator com esse aplicativo, bem como memórias de seus relacionamentos.

As atrizes Alice Birman, Rebecca Lisboa e Viviane Dias, do grupo Por Nós, do Rio de Janeiro, estão no drama “O Corpo Dela” onde apresentam três mulheres e a realidade assoladora da violência contra seus corpos e mentes. Com texto de Rebecca Lisboa e direção de Viviane Dias, a cena aborda a necessidade de resistir para existir. A cura através de um ritual de amor.

A comédia e a palhaçaria também têm espaço na segunda noite do Breves Cenas de Teatro em Fortaleza com as atrizes Carolina Ferman e Lulu Carvalho, também do Rio de Janeiro. Em “Super Disponíveis” elas interpretam duas mulheres que tentam aprovação para um teste de elenco através de suas habilidades.

Referência no Amazonas desde 2009, ano de sua criação, em 2019 o festival circula pela primeira vez por outros três estados, com programação em Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro. Para esta edição a curadoria selecionou 46 cenas, dentre os 154 inscritos de vários estados do Brasil e de outros países. Em cada cidade são apresentadas 12 cenas. Ao final das sessões, o público poderá escolher sua cena favorita, indicando a que mais gostou em cédulas de votação distribuídas na entrada no teatro. A mais votada será anunciada ao final do festival. Os vencedores de cada categoria receberão o troféu Américo Álvares na cerimônia de encerramento.

PROGRAMAÇÃO

DIA 05
Mundo de Sofia - Ana Oliveira (AM)
Teoria de Tudo - Coletivo Instrumento de ver (DF)
Dolores - Érica Rodrigues (DF)
Madame Froda em: Música Clássica - Ana Luiza Bellacosta (DF)

DIA 06
O Cavalo - José Lírio Costa (PE)
O Corpo Dela - Grupo Por Nós (RJ)
Escapulário - Plataforma Beijo (MG)
Super Disponíveis - Carolina Ferman e Lulu Carvalho (RJ)

DIA 07
Pedaços de Lola - Projeto Telúricas (MG)
Não Pode Beijar Aqui - Grupo Circo di SóLadies (SP)
Macacos - Cia do Sal (SP)
Fumaça! - Daniel Satin (COL)

SERVIÇO:
[TEATRO] Festival Breves Cenas de Teatro
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 05 a 07 de novembro de 2019
Horários: 20h
Duração: 1h30min.
Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: Gratuitos
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.
Serviço de manobrista gratuito no local.
Paraciclo disponível no pátio interno.
No dia 07/11 serviço de audiodescrição
Informações gerais (85) 3453-2770

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.