#audioinclui

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Eusébio terá sessão mensal de cinema adaptada para pessoas com espectro autistas


A partir deste sábado (14/dezembro), o cinema do Shopping Eusébio terá sessão com som e iluminação adaptados para o público com autismo e suas famílias
Um programa especial para pessoas com Transtorno Espectro Autista - TEA e suas famílias vai acontecer todo mês no cinema do Shopping Eusébio. É o projeto Cinema Adaptado, que começa neste sábado, 14 de dezembro, às 10 horas, com a exibição do filme “O reino gelado: a terra dos espelhos”. 
Parceria entre a Prefeitura de Eusébio, o Grupo Cine Cinema e o Shopping Eusébio, o Projeto Cinema Adaptado acontecerá uma vez por mês ao longo do ano de 2020. Aspectos visuais e auditivos foram pensados para que a pessoa com o espectro autista possa estar exposta e receber os estímulos do meio de forma adaptativa e acolhedora para sua realidade. “Esse projeto aumenta a possibilidade da pessoa com autismo frequentar outras sessões não adaptadas com o decorrer do tempo”, destaca a articuladora do projeto, primeira-dama do município Marta Gonçalves.
A adaptação do ambiente e o treinamento dos funcionários teve a supervisão da terapeuta ocupacional do município, Arismênia Lima, que para a adequação contou com a contribuição de Luana Bezerra, uma mãe com vasta experiência na área. 
A Prefeitura de Eusébio já desenvolve um trabalho com 219 autistas em equipamentos do município. A partir do acompanhamento direto a este grupo e seus cuidadores, a primeira-dama Marta iniciou o projeto para proporcionar mais momentos de cultura e lazer, além do cuidado de saúde integrada. “Muitas vezes as famílias não vão ao cinema por precisar acompanhar a pessoa com autismo nas terapias e não existiam sessões adaptadas sempre. As famílias ficavam à espera das sessões especiais de abril, mês de conscientização do autismo. Agora, a sessão mensal também servirá para a extensão do trabalho terapêutico realizado na rede municipal”, explica.
As exibições do projeto serão realizadas na sala de 165 lugares, dos quais, 50% dos tickets serão garantidos pela Prefeitura para pessoas com espectro autistas atendidos pela rede pública de Eusébio. A outra metade estará disponível à venda. Para o administrador do Shopping Eusébio, João Graciliano, o empreendimento pretende estar sempre próximo aos movimentos da cidade. “Nosso objetivo é ser uma opção de entretenimento completo para nosso público. Valorizamos ações de acolhimento e temos em nossa diretriz o propósito de oferecer um espaço de estímulo para grupos específicos e projetos como esse”, ressalta. A programação será anunciada no início de cada mês.
O FILME
O primeiro filme a ser exibido no projeto Cinema Adaptado é “O reino gelado: a terra dos espelhos” (Dir. Aleksey Tsitsilin. 2018). Para dar uma lição na Rainha da Neve, o rei Harald encontra uma maneira de acabar com a magia do mundo, mandando todos que possuem poderes mágicos para A Terra dos Espelhos. Quando sua família também cai na armadilha do rei, Gerda fará de tudo para salvá-los, inclusive contar com a ajuda da própria Rainha da Neve.

SERVIÇO
Cinema Adaptado – Projeto voltado para pessoas com Transtorno Espectro Autista – TEA.
Lançamento: 14/12 (Sábado), às 10h, com o filme “O reino gelado: a terra dos espelhos” (Dir. Aleksey Tsitsilin. 2018). Classificação indicativa: Livre.
Local: Shopping Eusébio (Av. Eusébio de Queiroz, 1890 - Tamatanduba, Eusébio).
Capacidade: 165 lugares
Ingressos: 84 ingressos reservados para a rede municipal de Eusébio. Os demais estarão à venda na bilheteria do cinema (vendas antecipadas no local, vagas limitadas).

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.