As chuvas que atingiram a região de Porto Alegre no final de semana fizeram 720 desabrigados em Eldorado do Sul, região metropolitana da capital, segundo informou nesta segunda-feira (13) a Defesa Civil local. O município foi atingido no sábado (11) por uma tempestade que trouxe ventos fortes e granizo. A prefeitura decretou estado de emergência e as aulas de hoje foram suspensas. O temporal deixou 180 casas destelhadas, 10 delas destruída. Também foram derrubados postes e árvores, que interromperam o tráfego local e provocaram ainda o corte do fornecimento de energia e água. Ainda no final de semana, as autoridades municipais distribuíram colchões, cobertores e roupas para as famílias desabrigadas. Segundo a prefeitura, as casas que foram danificadas ou destruídas serão reconstruídas com recursos dos governos estadual e federal. Mais chuva e frio Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há previsão de chuvas intensas a partir do dia 16 de julho no estado. As temperatu...
EXPOSIÇÃO ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA – ESPERANÇA DE REGRESSO SEGUE ATÉ 08/12 NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA
O público de Fortaleza tem mais uma semana para visitar e
receber o catálogo da mostra da escultora Aline Matheus
Não se prende em gaiola bicho que tem asas. Foto: Marina Cavalcante
A exposição Escravidão Contemporânea – Esperança de Regresso teve seu encerramento adiado e permanece em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza até 08 de dezembro. Os visitantes também vão receber o catálogo da mostra que traz os trabalhos da Escultora Aline Matheus sob curadoria de Claudio Boeckel.
O trabalho surgiu a partir do aprofundamento das experiências vividas pela escultora na pesquisa que desenvolve sobre o movimento dos corpos e sua relação com o universo do trabalho e outras formas de dominação impostas pelo mundo em que vivemos.
Através da materialidade tridimensional a artista busca compreender as forças que habitam nossos corpos e o que emana deles como sentido e significado. Corpos marcados pela ausência, pela solidão, pela submissão e pelos anseios de liberdade que permeiam o homem contemporâneo do século XXI.
Com poesias da escritora Ilka Matheus e a sinfonia Servidão, composta espacialmente para a exposição por Rodolpho Rebuzzi, “a exposição faz uma homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras que, com seu suor, sangue e lágrimas, constroem a riqueza dessa nação. E a todos que buscam condições mais dignas de vida”, destaca a artista.
Atividade paralela - No dia 04 de dezembro, às 18h30, a CAIXA Cultural Fortaleza recebe o Auditor Fiscal do Trabalho e fotógrafo Sérgio Carvalho, para uma conversa, aberta ao público em geral, sobre sua vivência nas ações de combate ao trabalho escravo no Brasil. A Auditora Fiscal do Trabalho e artista plástica Aline Matheus, também conversa com o público sobre suas esculturas, que integram a mostra e prestam uma homenagem aos trabalhadores.
Durante a conversa serão exibidas, no Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza, fotografias de Sérgio Carvalho obtidas no decorrer das ações de combate ao trabalho escravo no Brasil, que retratam a realidade vivida por trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão.
Serviço:
“Escravidão Contemporânea – Esperança de Regresso”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Período de visitação: Até 08 dezembro de 2019
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Paraciclo disponível no pátio interno
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.