Pular para o conteúdo principal

*O Natal da Cearensidade*

O tema do Ceará Natal de Luz 2024 já foi escolhido! “Será o Natal da cearensidade”, destaca Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, idealizadora do evento. O mote promete ressaltar a originalidade e a criatividade do povo cearense, em suas mais diversas manifestações culturais. Neste ano, os signos visuais da tradição natalina estarão em harmonia com referências típicas do Estado, como artesanato, xilogravura, cordel etc. “Vai ser um verdadeiro Natal para chamar de nosso, pois vamos celebrar esse momento tão especial com o que temos de melhor: o jeito cearense de ser”, explica Assis Cavalcante.

Alunos do curso de Modelista do Senac Cariri criam própria marca



Foto: Jr. Panela

A capacitação está com inscrições abertas para nova turma que inicia dia 22 de janeiro.

Com forte atuação na qualificação dos profissionais de moda no país, o Senac desenvolve projetos no sentido de resgatar e valorizar a moda artesanal e autoral no Ceará. No Cariri, essa perspectiva se destaca mais ainda com alunos do curso de Modelista que passam a desenvolver a própria marca ou dar andamento em projetos da área. O curso está com inscrições abertas para nova turma que inicia no dia 22 de janeiro.
A Borboleta Studio, criação da ex-aluna do Senac Nayara Galdino, deixou de ser apenas um sonho de projeto de gaveta e virou realidade. Com foco em acessórios, a marca vendida via Instagram começou a ser criada durante o curso do Modelagem quando Nayara participava do coletivo Cariri Visceral, também criado durante o curso do Senac. “Sai do emprego para ter meu negócio, mas ainda estava perdida, pois sabia fazer algumas coisas, e não definia o que fazer. Daí quando fui para o bate papo com o seu Espedito, defini que deveria arriscar no que eu mais gostava e viver de paixão mesmo. No caso, os acessórios”, afirmou.
Nayara também analisa como positiva a experiência em concluir o curso de Modelista agregando sua participação na criação da marca Cariri Visceral. “Vejo toda a experiência como base para a profissional que eu sou hoje. Foi uma oportunidade mostrar nosso talento. Hoje eu arrisco com segurança na minha própria marca, a Borboleta Studio”, disse.   
Capacitar o aluno para o desenvolvimento de técnicas de confecção de moldes de roupas femininas e masculinas, visando contribuir para seu desempenho profissional. Esse é o objetivo do curso de Modelista que já está nos planos de Cristiane Romão, que concluiu os cursos de Costura e Desenhista de Moda, e que também faz parte do coletivo Cariri Visceral, “As expectativas para começar o curso são as melhores. Pretendo aprimorar a costura, o olhar mais clínico para a modelagem”, analisa Cristiane.
De acordo com a instrutora de moda do Senac no Cariri, Ariane Morais, “estamos tentando firmar o projeto Cariri Visceral ainda para este semestre, com uma nova coleção para o Dragão Fashion além da Mostra Sesc de Culturas que acontecem em maio deste ano.
O curso de Modelista é complemento do curso de costureiro e faz parte itinerário informativo do Senac, tendo 210 horas/aula. “A modelagem é muito importante dentro desse processo. Não adiante só costurar, é preciso ter o domínio da modelagem que é onde o aluno vai criar a partir do zero os moldes masculinos e femininos de tecidos planos. É bom também para quem quer abrir seu próprio negócio e deseja se aprimorar com mais técnicas”, explica Ariane. Os requisitos mínimos são: ter a partir de 16 anos e Ensino Fundamental completo.

Cariri Visceral
A marca Cariri Visceral trata-se de uma coleção cápsula que foi criada e desenvolvida por alunos dos cursos de Costureiro, Modelista e Figurinista em 2019. A proposta é traduzir o passado, presente e futuro que projetam a Região do Cariri como espaço múltiplo e forjador da identidade cearense e nordestina, usando a linguagem da moda. As referências vêm da diversidade, tradição, vanguarda, de toda herança cultural da terra dos Kariris, de Padre Cícero e de “Seu Espedito”, conhecida também como “Oásis do Ceará”, pela sua riqueza natural. A coleção foi mostrada no Dragão Fashion Week e no São Paulo Fashion Week, em parceria com a marca Amapô.
São 13 looks elaborados coletivamente por 16 alunos, sob orientação da instrutora do Senac Crato no segmento de Moda, Ariane Morais. Entre macramês, cordas, palhas, organzas, voal, rendas, couros, acessórios de correntes e pedrarias, se destacam as peças de couro do Mestre da Cultura Cearense Espedito Seleiro e as tramas experimentais do artista-tecelão do Cariri, Alexandre Heberte.

Sobre o Sistema Fecomércio

O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio.

Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.


SERVIÇO
Curso de Modelista
Local: Senac Crato – Praça da Sé, 596, Centro
Inscrições: atendimentocrato@ce.senac.br
Previsão de início: 22/01/2020
Carga horária: 210h
Objetivo: capacita o participante para o desenvolvimento de técnicas de confecção de moldes de roupas femininas e masculinas, visando contribuir para seu desempenho profissional.
Requisitos mínimos: 16 anos e Ensino Fundamental I completo.
Mais informações: 88 3586.8750

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.