Pular para o conteúdo principal

BRINCANTES E ROMEIROS, TRADIÇÃO E FÉ: Projeto Sesc Cultura de Raiz promove evento durante Romaria de Nossa Senhora das Candeias


Dialogar entre cultura popular e cultura religiosa no Cariri cearense. É com esse intuito que o projeto Sesc Cultura de Raiz, da unidade Sesc Juazeiro do Norte, promove a expansão e divulgação dos grupos de tradição da região. Na ocasião, a unidade divulga a ação brincantes e romeiros da fé junto à Romaria de Nossa Senhora das Candeias, evento de peregrinação religiosa. As atividades acontecem nos dias 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro. 

Com uma programação rica e diversificada, os grupos de tradição são agraciados nas romarias de Juazeiro do Norte, agregando valores culturais da sabedoria popular e preservando e valorizando a ancestralidade. O Sesc, braço social do Sistema Fecomércio, apoia essa iniciativa e convida toda população para participar do evento.

Ao todo 12 grupos da região e dos estados da Paraíba e Bahia se apresentam em uma manifestação cultural gratuita voltada para todos os públicos.

Romaria de Nossa Senhora das Candeias

É uma manifestação de piedade popular do município de Juazeiro do Norte- CE, ocorrida anualmente, em 2 de fevereiro. A origem da tradição é incerta. Uma das teorias, talvez a mais popular, revela que a romaria teria sido criada pelo próprio Padre Cícero Romão, que, a fim de ajudar financeiramente um ferreiro desempregado, instruiu os fiéis a adquirirem candeeiros para a procissão de Nossa Senhora das Candeias.

Sobre o Sesc
O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Promoção Social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Instagram: sescce

Programação

Dia 31/01

17h – Terreiro da Mestra Margarida – Sesc unidade Juazeiro do Norte

Reisado São Francisco – Mestre Dodó – Juazeiro do Norte - CE

Banda Cabaçal Padre Cícero – Mestre Domingos – Juazeiro do Norte - CE

Reisado Santa Lucia – Mestra Lucia – Juazeiro do Norte - CE

Guerreira Santa Madalena – Mestra Yara – Juazeiro do Norte - CE


Dia 01/02

17h – Terreiro da Mestra Margarida – Sesc unidade Juazeiro do Norte

Reisado Mirim Santo Expedito – Mestra Flaternara – Juazeiro do Norte - CE

Maneiro Pau São Luiz – Mestre Luiz – Juazeiro do Norte - CE

Reisado São Miguel – Mestre Tarcisio – Juazeiro do Norte - CE

Estrela do Forró – Mestre Bil – Campina Grande - PB


Dia 02/02

17h – Procissão das Candeias – Concentração e saída praça do Cinquentenário, Rua São Francisco, Rua Padre Cícero, Rua Santa Luzia, Rua São Pedro, chegada na Basílica Menor Igreja Matriz

Bacamarteiros da Paz – Mestre Nena – Juazeiro do Norte - CE

Banda Cabaçal Meninos Maluvidos – Mestre Bobo – Juazeiro do Norte - CE

Banda Cabaçal São Bento – Mestre Toinho – Juazeiro do Norte - CE

Grupo de São Gonçalo – Mestre Manoel – Santa Brigida - BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…