Um memorial em homenagem ao congolês Moïse Mugenyi Kabagambe foi inaugurado nesta segunda-feira (30) no quiosque Dumar, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O busto instalado no local é uma das medidas previstas na ação indenizatória movida pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), que representa a família de Moïse desde o início do caso. O jovem congolês, de 24 anos, foi espancado até a morte em 24 de janeiro de 2022 , no quiosque Tropicália, após cobrar o pagamento de três dias de trabalho. A violência, registrada por câmeras de segurança, mobilizou movimentos sociais, entidades de direitos humanos e a sociedade civil em busca de justiça. A data escolhida para a inauguração, 30 de junho, marca a independência da República Democrática do Congo, país de origem de Moïse. A mãe de Moïse, Lotsove Lolo Lavy Ivone, destacou a importância do memorial como símbolo de resistência e memória. “É muito difícil estar aqui, onde tudo aconteceu. São muitas memór...
Filmadoo como um longo plano-sequência, “1917” recebeu os prêmios de “Melhor Filme – Drama” e “Melhor Direção” no Globo de Ouro 2020. A experiência cinematográfica imersiva de Sam Mendes traz no elenco George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Claire Duburcq, Colin Firth e Benedict Cumberbatch.
Com distribuição da Universal Pictures e DreamWorks, o longa acompanha dois soldados britânicos em uma corrida contra o tempo, durante um dos momentos cruciais da Primeira Guerra Mundial. “1917” chega em 23 de janeiro nos cinemas brasileiros e contará com sessões antecipadas nos dias 18 e 19 de janeiro. Assista ao trailer aqui.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.