Pular para o conteúdo principal

Colabora Inova - Nubank faz primeira aquisição de sua história


Acordo de "acqui-hire" com a Plataformatec ajuda a fortalecer 
a fintech como líder de inovação e tecnologia
- Em seu movimento de consolidação como maior banco digital independente do mundo,  o Nubank acaba de anunciar a primeira aquisição de sua história. A empresa fechou um acordo - conhecido no exterior como "acqui-hire" - para contratar a equipe de projetos da consultoria Plataformatec, formada por times de engenharia de software e especialistas em metodologias ágeis. 

O movimento de aquisição é tanto um caminho natural no relacionamento das duas companhias -- alguns dos funcionários da Plataformatec passaram os últimos meses alocados como consultores no próprio Nubank e outra parte deles já participou de eventos de linguagem funcional na sede da fintech -- como também uma demonstração da dimensão superlativa do Nubank.

A fintech tem hoje quase 20 milhões de clientes, cresce a um ritmo médio de 50 mil novos clientes por dia e seu aplicativo foi, em 2019, mais baixado que os aplicativos das três fintechs que mais crescem na Europa. 

Em um cenário nacional de falta de mão de obra qualificada para áreas de tecnologia, a chegada desses profissionais é bastante estratégica para fortalecer o caminho de expansão do Nubank.  

A Plataformatec tem reconhecimento no mercado pela especialidade em ajudar no desenvolvimento e gerenciamento de produtos digitais e seus consultores carregam um espiríto de desenvolver com agilidade códigos de programação ou processos inovadores; e têm bastante experiência em trabalhar em ambientes de crescimento super acelerado, tanto em startups brasileiras como internacionais. 

Essas expertises vão permitir que o Nubank escale as operações de maneira sustentável e melhore ainda mais os seus produtos. 

De fato, nos meses de consultoria na fintech, os times da Plataformatec ajudaram a melhorar processos e aumentar a produtividade em determinadas áreas, por meio de métodos precisos de priorização de entregas e de etapas claras de fluxos de trabalho. E o know-how do time de engenharia no domínio de linguagem funcional, uma abordagem moderna e eficiente de programação que já é usada no Nubank, também é um diferencial. 

"Temos uma expectativa muito positiva para 2020 e esses profissionais vão nos ajudar a manter o ritmo de expansão", afirma Cristina Junqueira, co-fundadora do Nubank. "Além de serem pessoas extremamente qualificadas, partilhamos do DNA de inovação e da cultura de combater complexidades por meio da  tecnologia".

A semelhança de cultura foi determinante para o sucesso do acordo. "De todas as empresas interessadas em adquirir a Plataformatec, o Nubank é a que tem mais similaridades de valores. Fazer sempre o melhor, desafiar o comum e trabalhar de forma colaborativa e respeitosa são características muito enraizadas tanto na Plataformatec como no Nubank. O time está muito animado com as perspectivas futuras", afirma Marcelo Park, fundador e CEO da Plataformatec.

O acordo de contratação de mão de obra não vai interromper o ritmo de recrutamento de profissionais de engenharia no Nubank. Em 2019, cerca de 300 novas pessoas especializadas em engenharia de software passaram a integrar o time da empresa e a expectativa é continuar contratando, visto que essa é considerada uma posição-chave para garantir o hiper-crescimento.
 
Sobre o Nubank
O Nubank é hoje a principal fintech da América Latina e o maior banco digital independente do mundo, com quase 20 milhões de clientes. Em 2014, a empresa lançou seu primeiro produto, um cartão de crédito sem anuidade que é gerenciado inteiramente por um aplicativo móvel e que já conta com 10 milhões de usuários. Em 2017, o Nubank também lançou seu programa de benefícios, o Nubank Rewards, e a NuConta, conta digital que já é usada por 12 milhões de brasileiros. Mais de 36 milhões de pessoas já solicitaram os produtos do Nubank. Em 2019, a empresa iniciou os testes do seu serviço de empréstimo pessoal e deu os primeiros passos na sua expansão internacional, abrindo escritórios no México e na Argentina. Até hoje, o Nubank já captou cerca de USD 820 milhões em sete rodadas de investimento com TCV, Sequoia Capital, Kaszek Ventures, Tiger Global Management, QED, Founders Fund, DST Global, Redpoint Ventures, Ribbit Capital, Dragoneer Investment Group, Thrive Capital e Tencent. Em 2019, a revista Fast Company elegeu o Nubank como a empresa mais inovadora da América Latina e a 36ª do mundo no ranking das 50 Most Innovative Companies. Saiba mais em www.nubank.com.br.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…