#audioinclui

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Noroeste do Ceará deve concentrar maiores chuvas até esta sexta-feira

O noroeste do Ceará deve receber chuvas mais expressivas em relação às demais áreas do Estado entre quinta (30) e esta sexta-feira (31), conforme atualização da previsão do tempo realizada na manhã de hoje.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no leste do Nordeste podem colaborar para precipitações no Estado como um todo, porém, com maior intensidade na Ibiapaba,  Litoral Norte e do Pecém. Há chances, mas com menor abrangência, nas demais macrorregiões.
Já para amanhã, a previsão de tempo é semelhante. Ressalta-se ainda que, ao longo destes dois dias, o Ceará deverá apresentar céu variando entre parcialmente nublado e claro. Além disto, naquelas áreas com chuvas intensas, rajadas de vento não estão descartadas.
Especificamente para Fortaleza, a Funceme indica que, até esta sexta, as precipitações deverão se concentrar entre os períodos da madrugada e manhã..
Balanço
No intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, foram registradas chuvas em, pelo menos, 55 municípios. Dados parciais apontam que os maiores acumulados foram em Tamboril (58 mm), Crateús (48 mm), Aracoiaba (39,2 mm) e Icó (39 mm). Para acompanhar a atualização, basta acessar funceme.br/calendario.
Sistemas

Principal sistema indutor de chuvas no Nordeste neste período do ano, a ZCIT pode ser entendida com uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo, formada principalmente pelo encontro dos ventos alísios. Ela movimenta-se em direção às áreas mais quentes do oceano.
Já o VCAN é um sistema de circulação horária de ventos a cerca de 12 km da superfície. Devido ao aglomerado de nuvens que se forma nas suas bordas, pode contribuir para chuvas. Já o centro é seco. Ele costuma atuar por até quatro dias e costuma surgir na Pré-Estação, podendo se formar também em fevereiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.