Pular para o conteúdo principal

Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará ganha painel digital no retorno dos trabalhos

Plenário 13 de Maio ganha painel digital no retorno dos trabalhosFoto: Bia Medeiros
O Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará passa por um processo de modernização. A partir de fevereiro, um novo painel digital vai substituir o antigo sistema analógico, agilizando os procedimentos nas sessões.
O 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), destaca que o processo de modernização do Plenário 13 de Maio foi um dos projetos sugeridos pela atual Mesa Diretora  presidida pelo deputado José Sarto (PDT). ''O projeto foi colocado em prática e até o retorno dos trabalhos estaremos com um plenário mais moderno e ofertando uma melhor condição de trabalho para todos os colegas parlamentares. Nosso intuito, é ofertar transparência aos trabalhos da Casa junto à população e imprensa em geral", afirma o parlamentar.
"Nosso painel era de 2003 e, portanto, encontrava-se obsoleto. Esta substituição é necessária e vai possibilitar  uma  melhoria para os deputados. Quando tiver numa votação, poderemos disponibilizar no painel o projeto ou a emenda que está sendo votado'', exemplifica o diretor do Departamento Legislativo da Casa, Carlos Alberto Aragão.
Uma comitiva liderada pelo deputado Evandro Leitão e pelo diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão, visitou as dependências do Plenário 13 de Maio para acompanhar as obras. Participaram da visita técnica ainda Lindolfo Cordeiro, diretor legislativo; Lise Novais, diretora do Departamento de Administração; Elpídio José de Oliveira, Chefe de Gabinete da Presidência; e Charlie Lopes, coordenador de Tecnologia da Informação.
OUTRAS MELHORIAS
A expectativa é que o painel digital entre em operação a partir de 3 de fevereiro, quando da retomada das sessões plenárias. A licitação para o processo de modernização do Plenário foi feira em dezembro de 2019, tendo como ganhadora a empresa Visual, de Belo Horizonte (MG). ''A partir daí, eles pediram um prazo para montagem e o processo está em andamento. É um sonho que a Mesa Diretora, presidida pelo deputado José Sarto, consciente da importância de modernização do Poder Legislativo, viabilizou juntamente com os servidores que humildemente compõem o Departamento Legislativo'', destaca Carlos Alberto.
Outra melhoria está sendo feita no sistema de som, com a troca de microfones.  A reforma se estende aos plenarinhos do Complexo de Comissões Técnicas, que terão novos telões onde serão controlados os tempos, votações no painel (quando nominais e secretas), melhoria dos sistemas de som e câmeras de TV com controle operacional por joysticks.
''Também serão disponibilizadas biometrias para os parlamentares quando necessitarem de votação nominal. Teremos ainda um novo sistema de som para as comissões. Todo esse trabalho está sendo feito para a modernização e acompanhamento do processo legislativo, demonstrando transparência do Poder Legislativo e a interação com a sociedade cearense'', afirma o diretor do Departamento Legislativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…