Pular para o conteúdo principal

Ceará tem diminuição de 16,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no 1º semestre

  Seguindo a diretriz do Governo do Ceará, que une estratégias de prevenção e repressão às mortes violentas, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Comparando os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2024, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsável pela extração dos dados, identificou 285 CVLIs a menos no período. Todas as regiões do Ceará apresentaram queda nas mortes violentas entre janeiro e junho de 2025. Considerando a redução de 16,6%, foram registrados 1.429 crimes neste ano, contra 1.714 CVLIs no 1º semestre do ano passado. Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a diminuição é resultado da união entre os investimentos do Governo do Ceará e o trabalho diário realizado por policiais civis e militares e profissionais da Perícia Forense do Ceará. “Sempre ressalto o mérito d...

Polícia Civil deflagra operação e prende enfermeiro e acadêmico de medicina no Ceará


10 DE JANEIRO DE 2020 - 16:31 # # # # # # #

“Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém”. O juramento de Hipócrates fala sobre a importância de manter a ética e fazer o bem durante o exercício da medicina, porém alguns profissionais da saúde e estudantes de medicina e enfermagem não colocaram em prática o juramento que, desde do ingresso no mundo acadêmico, passaram a conhecer. Essa é a conclusão de uma investigação sigilosa desenvolvida, há dois meses, pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Baturité, pertencente à Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.
A investigação resultou na deflagração, na manhã desta sexta-feira (10), da operação “Filhos de Hipócrates”, em alusão ao homem considerado o pai da medicina, que teve como objetivo desarticular um esquema criminoso de falsos médicos que atuavam em unidades hospitalares da região do Maciço do Baturité. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, que resultaram em duas pessoas presas. Outros dois suspeitos seguem foragidos. Ainda durante a ação policial, o diretor clínico da Unidade Municipal de Pronto Atendimento (UMPA) de Baturité foi procurado para ser cientificado da decisão judicial, solicitada pela Polícia Judiciária, que o afasta de suas funções, ficando impedido de ter acesso ao órgão público. O homem não foi localizado e também segue sendo procurado para ser cientificado sobre a decisão judicial.
O primeiro capturado trata-se de um acadêmico de enfermagem de 34 anos. Ele foi capturado no município de Paraipaba, na AIS 11. Já o segundo alvo trata-se de um acadêmico de medicina de 20 anos de Fortaleza. Ele foi capturado em uma feira no Distrito de Aprazível, em Sobral (AIS 14).
Policiais civis do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte) e Sul (DPJI Sul) da PCCE participaram da ação. A Polícia Civil cumpriu os mandados nas cidades de Alto Santo, Fortaleza, Paraipaba, Sobral e Tabuleiro do Norte. Ao todo, 20 policiais civis participaram da ofensiva.

Investigações

Os alvos investigados são um acadêmico do 3º semestre de medicina, um enfermeiro e duas pessoas formadas em medicina no exterior, porém sem revalidação do diploma no Brasil, o que os impedem do exercício legal da profissão. As investigações apontam que o grupo atuou como equipe médica em plantões na UMPA de Baturité no período de 2017 a 2019.
Conforme o delegado Joel Morais, titular da delegacia Regional de Baturité e responsável pelas investigações, as apurações tiveram início em novembro do ano passado após um outro homem, que não é alvo da ação policial realizada hoje, ser flagrado por acadêmicos de medicina tirando plantão em um hospital de Mulungu, cidade próxima à Baturité. Após ser acionada, a Polícia Civil iniciou as investigações e identificou parte dos envolvidos no esquema criminoso.

Prisão paralela

Um médico, também suspeito de participar do esquema, foi preso no último dia 11 de dezembro do ano passado e teve a prisão prorrogada, nessa quinta-feira (9), também por causa das investigações referentes à operação deflagrada hoje. A Polícia Civil investiga, em um inquérito separado, as circunstâncias da morte de um idoso que foi atendido por um médico credenciado, mas o profissional saiu do plantão em que estava e deixou alguém não habilitado em seu lugar.
*A Polícia Civil do Estado do Ceará não revelará os nomes dos envolvidos para não comprometer as apurações policiais que estão em andamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.