Ao longo dos anos, os Estados Unidos perderam relevância na pauta de comércio do Brasil. De 2001 a 2024, a participação americana no total de exportações brasileiras regrediu de 24,4% para 12,2%, ou seja, caiu praticamente à metade. Os números que mostram esse comportamento fazem parte do Indicador de Comércio Exterior (Icomex), estudo mensal do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta segunda-feira (14). Enquanto a participação americana nas nossas exportações caiu 51%, a da China, atualmente o principal parceiro comercial do Brasil, aumentou mais de oito vezes, indo de 3,3% para 28% no período de 2001 a 2024. A União Europeia com menos 44% e a América do Sul, menos 31%, também perderam espaço para o gigante asiático no intervalo de 23 anos. Mesmo com esses dois grupos de países perdendo participação, ainda ficam na frente dos Estados Unidos. Participação nas exportações brasileiras: China: 28% União Europeia: 14,3% América do Sul...
_Tucano comanda reunião com aliados, nesta sexta-feira (31), que marca a abertura das articulações, em 2020, para o lançamento de candidato próprio à Prefeitura do Município._
Ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-senador, o presidente da Executiva Regional do PSDB, Luiz Pontes, desembarca nesta sexta-feira, em Massapê, em meio a apelos para concorrer à Prefeitura do Município nas eleições de 4 de Outubro.
Mesmo sem mandato, Luiz Pontes mantém uma agenda com frequentas visitas à cidade que representa o seu berço político – o avô João Pontes, foi o primeiro prefeito de Massapê. As ligações com o município o levam, também, ao debate político e, hoje, o nome do ex-senador está na bolsa de apostas da disputa pela Prefeitura.
‘’Eu me sinto realizado e feliz com as manifestações de carinho feitas pelo povo de Massapê. É um reconhecimento ao trabalho que, ao longo dos anos, dedicamos para levar ações, obras e empregos para a nossa terra’’, expôs Luiz Pontes, que, ao ser questionado sobre a possibilidade de uma candidatura a prefeito, responde. ‘’Nesse momento, não posso dizer que sim, nem que não’’.
O tucano divulgou um vídeo nas redes sociais para anunciar que estará em Massapê para se reunir com os aliados e correligionários. O encontro será marcado pelo debate sobre as eleições deste ano e quais nomes o PSDB apresenta para concorrer à Prefeitura.
Em 2016, o PSDB ficou fora da disputa pela Prefeitura e optou por compor a chapa com o atual prefeito Jaques Albuquerque (PSD) indicando, como candidato a vice, Nilson Frota. A aliança foi rompida no final de 2018 e, no ano passado, após 30 anos de filiação ao PSDB, Nilson Frota rompeu com o grupo do ex-senador Luiz Pontes para se filiar ao PSD.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.