Pular para o conteúdo principal

Primeira atividade do ano no Porto Iracema aborda técnicas de mímica corporal dramática e de máscaras balinesas



A demonstração técnica por Kely Brito acontecerá na próxima sexta-feira, 10 de janeiro

Após dez anos morando no Rio de Janeiro, a artista cearense Kely Brito voltou a Fortaleza com uma bagagem rica em conhecimentos de mímica corporal dramática e de máscaras balinesas. Agora, as técnicas adquiridas durante os anos de trabalho na companhia carioca Amok Teatro serão repassadas aos participantes da atividade que ela ministrará no próximo dia 10 de janeiro, às 19h, no Porto Iracema das Artes. A atividade acontecerá na Sala de Dança Wládia Torres, com inscrições por ordem de chegada a partir das 18h. A ação é gratuita e aberta a todos os interessados.

A mímica corporal dramática é uma técnica de treinamento para atores desenvolvida pelo francês Etienne Decroux que consiste em uma dramaturgia essencialmente corporal, com o mínimo de elementos em cena. O ator é o foco central da criação, onde predominam movimentos subjetivos, ligados à emoção, geralmente com temas dramáticos, e não cômicos.

Já o teatro de máscaras balinesas (Topeng) utiliza técnicas do canto e da dança para compor uma dramaturgia que mistura sagrado e profano, tendo o trabalho de improvisação como principal ferramenta. A etimologia da palavra Topeng significa “pressionada contra o rosto”, em referência às máscara que dão vida a personagens nobres e cômicos.

Na formação, Kely vai descortinar o passo a passo dessas técnicas buscando encontrar o sentido pelo qual nos reunimos para assistir ao outro. O objetivo é reunir uma teia de olhares sobre as duas técnicas que, quando juntas, promovem uma expressão cheia de grandezas e detalhes, e tentar fazer com que ganhem atenção em nosso Estado.

Sobre Kely BritoArtista cearense, de Fortaleza, Kely Brito viveu dez anos no Rio de Janeiro, num processo que lhe permitiu passar pelas Companhias Bagaceira, FarsaCena e Amok Teatro – nesta última onde adquiriu as técnicas de Mímica Corporal e Máscaras Balinesas durante sete anos e meio de trabalho. Regressando à cidade natal, passou por um processo de oito anos em que pode se reorganizar como pessoa e como artista, além de rever os métodos para se dedicar a transmitir toda a bagagem que essa trajetória de vida e arte é capaz de proporcionar aos seus alunos.

Sobre a EscolaO Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Demonstração técnica: Mímica Corporal Dramática e Máscaras Balinesas, com Kely Brito
Quando: Sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, às 19h
Onde: Sala de Dança Wládia Torres do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
GRATUITA*
Sujeita à lotação do espaço. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…