Retrospecto do Alvinegro de Porangabuçu na competição conta com cinco vitórias Link para compartilhamento: Copiar Igor de Castro / Ceará SC Na manhã deste domingo, 18, o Ceará encarou o Grêmio pelas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú. O Mais Querido acabou superado por 3 a 0 e se despediu da competição com campanha histórica entre os oito melhores. Pela primeira vez na sua história, o Time do Povo alcançou as quartas de final da Copinha. A trajetória do Vovô na competição contou com cinco vitórias e duas derrotas, anotou 13 gols e sofreu sete tentos. Na fase de grupos, o Vovô venceu o Olímpico/SE por 2 a 0 e o Carajás/PA por 3 a 0 e, na última rodada, sofreu um revés diante do Grêmio Prudente, encerrando a primeira fase na 2ª colocação do Grupo 6. No mata-mata, o time comandado por Mateus Oliveira derrotou o Athletico por 2 a 1, na 2ª fase, o Grêmio Prudente, por 3 a 1, na 3ª fase, e o XV de Jaú, por 2 a 0, nas o...
Primeira atividade do ano no Porto Iracema aborda técnicas de mímica corporal dramática e de máscaras balinesas
A demonstração técnica por Kely Brito acontecerá na próxima sexta-feira, 10 de janeiro
A mímica corporal dramática é uma técnica de treinamento para atores desenvolvida pelo francês Etienne Decroux que consiste em uma dramaturgia essencialmente corporal, com o mínimo de elementos em cena. O ator é o foco central da criação, onde predominam movimentos subjetivos, ligados à emoção, geralmente com temas dramáticos, e não cômicos.
Já o teatro de máscaras balinesas (Topeng) utiliza técnicas do canto e da dança para compor uma dramaturgia que mistura sagrado e profano, tendo o trabalho de improvisação como principal ferramenta. A etimologia da palavra Topeng significa “pressionada contra o rosto”, em referência às máscara que dão vida a personagens nobres e cômicos.
Na formação, Kely vai descortinar o passo a passo dessas técnicas buscando encontrar o sentido pelo qual nos reunimos para assistir ao outro. O objetivo é reunir uma teia de olhares sobre as duas técnicas que, quando juntas, promovem uma expressão cheia de grandezas e detalhes, e tentar fazer com que ganhem atenção em nosso Estado.
Sobre Kely BritoArtista cearense, de Fortaleza, Kely Brito viveu dez anos no Rio de Janeiro, num processo que lhe permitiu passar pelas Companhias Bagaceira, FarsaCena e Amok Teatro – nesta última onde adquiriu as técnicas de Mímica Corporal e Máscaras Balinesas durante sete anos e meio de trabalho. Regressando à cidade natal, passou por um processo de oito anos em que pode se reorganizar como pessoa e como artista, além de rever os métodos para se dedicar a transmitir toda a bagagem que essa trajetória de vida e arte é capaz de proporcionar aos seus alunos.
Sobre a EscolaO Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Demonstração técnica: Mímica Corporal Dramática e Máscaras Balinesas, com Kely Brito
Quando: Sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, às 19h
Onde: Sala de Dança Wládia Torres do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
GRATUITA*
Sujeita à lotação do espaço.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.