A capacitação, pioneira no Brasil, contou com a participação de bombeiros dos 26 estados e Distrito Federal, incluindo o cearense Um bombeiro cearense lotado no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) concluiu, neste mês de outubro, o curso nacional de Resposta em Ações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (RESPAD). A capacitação, pioneira no Brasil e promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), aconteceu em Brasília. Na ocasião, 42 bombeiros militares dos 26 estados e do Distrito Federal participaram do curso que teve o objetivo de aprimorar a coordenação entre os Corpos de Bombeiros Militares (CNCGCBM/LIGABOM), as forças de segurança pública e os demais órgãos responsáveis pela gestão de crises para garantir maior eficiência no enfrentamento de desastres naturais. O cearense, capitão Gerdean Alves do CBMCE, concluiu o curso forman...
Primeira semana de fevereiro começa com tendência de chuva em todas as macrorregiões; sul deve receber maiores acumulados
A previsão do tempo para o início desta semana indica tendência de chuvas em todas as macrorregiões, conforme previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com análise das condições meteorológicas e resultados de modelos numéricos, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que colaborou para precipitações nos últimos tem o seu centro sobre oeste do Nordeste e deve deslocar-se em direção ao norte, reduzindo as condições favoráveis de chuvas para o Estado no fim do domingo. Porém, há tendência de outro VCAN se formar sobre o oceano Atlântico, à leste da região, a partir de segunda-feira (3).
Com o atual cenário, a Funceme prevê, para amanhã, predomínio de nebulosidade variável em todo o Ceará, mas com precipitações ao longo do território. Porém, ressalta-se que o centro-sul do Estado deve receber acumulados mais expressivos e apresentar céu mais encoberto.
Já para terça (4), a expectativa é de eventos de chuva em todas as regiões, isto é, as precipitações deverão atingir mais de 50% das áreas sob previsão.
Apesar do cenário avaliado e indicado na manhã deste domingo, a Funceme realizará nova análise das condições de tempo e, caso seja necessário, realizará atualizações. Para acompanhar, basta acessar o site do órgão.
Balanço
No intervalo entre as 7h deste sábado (1º) e as 7h de hoje, foram registradas chuvas em, pelo menos, 54 municípios. Os maiores acumulados deste intervalo de 24 horas foram em:
Limoeiro do Norte (Posto Limoeiro do Norte): 100 mm
Ibaretama (Posto Ibaretama) : 73 mm
Limoeiro do Norte (Posto Sítio Malhada) : 72.9 mm
Cariré (Posto Cariré): 66 mm
Fortaleza (Posto Pici) : 62,6 mm
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.