Pular para o conteúdo principal

Alunos e professores debatem riscos do consumo de álcool por adolescentes em ação do Instituto Diageo



Estudantes e educadores mergulham no assunto por meio de recursos do teatro, usando a linguagem jovem para promover reflexões.

Professores e alunos de escolas públicas da rede estadual, de 14 a 17 anos de idade, estarão reunidos, em ação do Instituto Diageo, para debater sobre o consumo nocivo de bebida alcoólica na adolescência. Juntos, mais de 60 estudantes e 29 educadores vão conferir uma apresentação teatral interativa que aborda o assunto nesta terça-feira, 10 de março, às 9h, no auditório Madre Dias, do hotel Recanto Wirapuru. Além disso, os professores serão capacitados para ministrar disciplina eletiva, também focada na temática, a ser desenvolvida neste semestre letivo.

Essas são atividades do Fala Sério!, programa desenvolvido desde maio de 2019 pelo Instituto Diageo - entidade que promove ações na área da responsabilidade da sociedade em sua relação com as bebidas alcoólicas - em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), o Instituto Aliança e o Grupo Bandeira das Artes.

“Nosso intuito é, por meio da ficção teatral, inspirar o aluno a fazer escolhas adequadas na vida real, a começar por não ingerir bebida alcoólica”, afirma o gerente-executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin.

Alunos de mais de 150 escolas da rede estadual do Ceará localizadas em mais de 40 municípios do estado, já foram sensibilizados pelo Fala Sério!, que tem duas principais ações. Uma delas é a peça teatral, que, com linguagem e referências do universo jovem, instiga os espectadores a criar e encenar finais de histórias fictícias cativantes sobre laços de amizade e familiares impactados pelo consumo precoce de bebida alcoólica por parte de adolescentes. A outra ação é a disciplina eletiva “Adolescência e consumo de álcool na sociedade contemporânea”, desenvolvida em Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), na qual os alunos debatem conteúdos sobre o assunto, aprendem técnicas de teatro e são estimulados a produzir peças teatrais curtas (esquetes) sobre o tema para, ao final, apresentar aos colegas da escola inteira.

Sobre o Instituto Diageo
O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartender; Fala Sério! que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que realiza capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

Serviço
Programa Fala Sério!
Data: 10 de março (terça-feira)
Horário: 9h
Local: hotel Recanto Wirapuru - auditório Madre Dias. Av. Alberto Craveiro, 2222, Castelão. Fortaleza (CE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas