Período de quarentena é oportuno para o combate à dengue



A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem conscientizando a população de Caucaia por meio de suas mídias sociais, para o combate na formação de criadouros do mosquito da dengue dentro de casa que pode ser realizado durante este período de quarentena.
O isolamento social foi decretado pelo Prefeito Naumi Amorim após indicações de técnicos e cientistas da área da saúde apontar como a melhor forma de não proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
“Com o isolamento social para prevenir a transmissão do novo coronavírus (Covid-19) em Caucaia, a população tem mais tempo para se dedicar na vistoria e limpeza de suas casas e desta forma, combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya”, comenta o titular da pasta, Moacir Soares.
Conforme levantamentos estatísticos da Secretaria, 90% dos focos do mosquito transmissor das arboviroses estão dentro das residências. “No período que as pessoas estão em casa é preciso aproveitar para darmos ênfase no controle de criadouros dentro dos imóveis”, ressalta.
Para o coordenador do Núcleo de Endemias e Zoonoses da SMS, Francisco Pires, é importante as pessoas executarem em casa faxinas nos quintais e em diversos cômodos que possam ser potenciais criadouros do mosquito. “Vamos aproveitar a quarentena para não dar chances ao mosquito nascer. São apenas 10 minutos de limpeza diariamente que faz toda a diferença para evitar as arboviroses”, sintetiza.
Este ano, entre os meses de janeiro, fevereiro e março, já foram notificados 326 casos de dengue, mas apenas um foi confirmado. Já a febre chikungunya, foram 15 notificações e um caso confirmado. Em 2019, ao longo de todo o ano, Caucaia registrou 1.463 notificações e 247 casos confirmados de dengue. A febre chikungunya contabilizou 156 notificações e 67 confirmações.  
O que fazer em casa:
Não deixe água parada. Elimine os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evitando sua procriação;
Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas. Coloque areia fina até a borda do pratinho;
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça