Pisa: Brasil reduz diferença para países ricos no desempenho escolar Em 20 anos, aprendizagem evoluiu em matemática, ciências e leitura Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil Publicado em 08/09/2026 - 06:30 Brasília © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Versão em áudio A educação brasileira segue com desempenho muito inferior ao de países desenvolvidos, mas a diferença caiu ao longo das últimas duas décadas. É o que apontam os mais recentes resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), referente ao ano de 2025, divulgados nesta terça-feira (8) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Aplicado a cada três anos pela entidade, o Pisa avalia os conhecimentos de estudantes na faixa de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. Com os resultados de 2025, que se mantiveram estáveis em relação a 2022, o Brasil segue no grupo abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas. Foram 408 pontos em leitura, 377 em m...
As inscrições têm início nesta segunda-feira (09/03) e seguem até o dia 15 de abril. A proposta escolhida receberá o incentivo de R$ 12 mil reais
A Prefeitura de Fortaleza e o Instituto Iracema, em parceria com a Associação Ceará Design, lançam o concurso da marca Fortaleza Cidade Criativa do Design. A proposta escolhida receberá o incentivo de R$ 12 mil reais e vai representar a cidade junto à rede de cidades criativas da UNESCO e para o público em geral.
Para participar, os interessados deverão realizar suas inscrições, a partir desta segunda-feira (09/03) até o dia 15 de abril, exclusivamente através do envio da ficha de inscrição e proposta para o e-mail: contato@institutoiracema.com . No assunto do e-mail “Inscrição Marca Fortaleza Cidade Criativa”. As inscrições enviadas fora do prazo não serão consideradas.
A proposta da marca deverá seguir o seguinte modelo: arquivo tipo PDF com 3 páginas tamanho A4 e no máximo 15Mb. Na página 1 - marca em fundo branco. Página 2 - painel de inspiração e texto de apresentação. Na página 3 - livre para apresentação de aplicações da marca, simulações e outras imagens.
Sobre o Texto de apresentação: a proposta de marca deve ser defendida num texto de no máximo mil (1.000) caracteres. Sobre a Marca Gráfica: a marca deve conter dois níveis de informação textual com ênfase visual decrescente: Nível 1: Fortaleza Nível 2: City of design.
A proposta escolhida será objeto de contratação de serviço de design gráfico para desenvolver o manual de identidade visual da marca. O modelo da ficha de inscrição bem como demais informações encontram-se disponíveis no http://institutoiracema.com/ editais.
Desde outubro de 2019, Fortaleza ingressou na rede de Cidades Criativas da Unesco. A chancela contempla cidades que contribuem de forma tangível para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de ações e pensamentos inovadores, que beneficiam diretamente as comunidades no nível urbano.
A rede é subdividida por áreas de destaque da economia criativa: Artesanato, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Digitais e Música. Fortaleza se destaca como cidade criativa do design.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.