Secas-Relâmpago Ph.D. Nizomar Falcão Engenheiro Agrônomo - Ematerce Um dos grandes desafios para os agricultores familiares do semiárido, com as mudanças climáticas, é o aumento da intensidade de eventos conhecidos como “Secas-Relâmpago” ou veranicos. O impacto das secas-relâmpago (flash droughts) na agricultura familiar do semiárido é severo e representa uma ameaça de alta intensidade à produção de alimentos e à resiliência das comunidades rurais. Diferente das secas convencionais, que se instala lentamente, secas-relâmpago ocorre, repentinamente, pegando os produtores desprevenidos e colapsando as culturas em desenvolvimento. O mecanismo e o dano das Secas-Relâmpago se caracterizam pela combinação rápida de déficit de precipitação com aumento súbito e intenso das temperaturas e baixa umidade do ar. O dano mais crítico ocorre na agricultura de sequeiro (dependente da chuva), que é o pilar da subsistência da agricultura familiar em várias dimensões: (a) Destruição das Culturas na...
O Ceará registrou chuvas em, pelo menos 89 municípios, de acordo com balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Desse total, Ibiapina foi aquele com o maior acumulado, registrando 106 mm no posto pluviométrico da sede da cidade, entre as 7h do último domingo (8) e 7h desta segunda-feira (9).
Além do número considerável de registros no intervalo de 24 horas, o Estado ainda teve acumulados expressivos em determinados municípios além de Ibiapina. Veja as maiores:
– Moraújo (Posto Moraújo): 64 mm;
– Redenção (Posto Redenção): 55 mm;
– Coreaú (Posto Sitio Urubu): 48 mm;
– Acarape (Posto Acarape): 45 mm
Fim de semana
Nas últimas 24 horas, o Ceará registrou chuvas em todas as macrorregiões do estado, bem como no último fim de semana (7 e 8). O quadro seguiu de acordo com previsão do tempo divulgada pela Funceme na última sexta-feira, quando o órgão antecipou a tendência de chuvas e nebulosidade variável em todas as regiões cearenses.
Os principais acumulados do fim de semana ocorreram no município de Crateús – no posto pluviométrico Ibiapaba – que registrou 110 mm no último sábado; e em Iracema – no posto pluviométrico Açude Santo Antônio Bastiões – onde foi registrado 108,0 mm no domingo.
Previsão
Até esta terça-feira (10), a previsão é de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na Ibiapaba e na faixa litorânea. Há ainda possibilidade de chuva no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.