A empresa coreana Innospace anunciou que adiou o lançamento do foguete Hanbit-Nano , que ocorreria nesta quarta-feira (17) para sexta-feira, às 15h45. Seria a primeira vez que um voo comercial partiria de uma base brasileira. Segundo comunicado, a empresa mudou o dia do lançamento para garantir tempo suficiente para a “substituição de componentes após a detecção de uma anomalia no dispositivo de resfriamento do sistema de suprimento de oxidante do primeiro estágio durante o procedimento de inspeção final”. A Força Aérea Brasileira (FAB), que opera o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, confirmou o adiamento. O veículo espacial – que tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e 20 toneladas – iria ao espaço nesta quarta-feira levando satélites para a órbita baixa da terra a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.
A faixa litorânea e a porção noroeste do Ceará deverão concentrar os maiores acumulados de chuva até o próximo sábado (2). Esta tendência foi observada durante previsão do tempo realizada na manhã desta quinta-feira (30) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos(Funceme).
De acordo com análise de imagem de satélite, os meteorologistas apontaram, neste momento, a presença de uma banda da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo à costa norte do Nordeste. Com isto, áreas de instabilidade associadas a este sistema indutor de precipitações pode colaborar para registros de chuva no Ceará neste próximos dias.
Com este cenário, a Funceme indica, para hoje e sexta-feira (1º), eventos de chuva ao longo do litoral e também na macrorregião da Ibiapaba. Nas demais áreas, há possibilidade, porém, com áreas bem reduzidas.
Já no sábado, a tendência é de precipitações isoladas ainda na faixa litorânea e na Ibiapaba. Ao longo deste três dias, a Funceme aponta nebulosidade variável sobre o todo o território cearense, ou seja, céu variando entre parcialmente nublado e claro.
Balanço
No que se refere ao intervalo entre as 7h desta quarta (29) e as 7h de hoje foram registradas chuvas em, pelo menos, 56 municípios. Os maiores acumulados foram em:
Jaguaruana (Posto Giqui): 71 mm
Itaiçaba (Posto Itaiçaba): 55 mm
Paracuru (Posto Jardim do Meio): 54 mm
Itaiçaba (Posto Elevatório): 42.5 mm
Palhano (Posto Palhano): 39.0 mm
Caucaia (Posto Caucaia): 34.2 mm
Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.