Funceme - Onda de Leste provoca chuva em Fortaleza

A macrorregião Jaguaribana, principalmente, deve concentrar os maiores acumulados de chuva entre a noite desta quarta (15) e ao longo do dia de quinta-feira (16), segundo previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O cenário mais favorável deverá seguir até, pelo menos, sexta-feira (17).

Conforme análise das condições meteorológicas no entorno da região Nordeste, há expectativa que um sistema chamado Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), hoje mais próximo do Rio Grande do Norte, se desloque em direção ao Ceará, colaborando para precipitações nas áreas mais ao leste do estado, como na Jaguaribana e Cariri.

“Cabe observar que, devido a este sistema, algumas áreas de instabilidade podem atingir o estado, trazendo chuvas já nesta quarta-feira”, reforça a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Os DOLs ou Ondas de Leste são típicos da Pós-Estação (junho e julho), mas, como são os principais sistemas indutores de chuva nos estados mais a leste do Nordeste a partir de abril, podem colaborar para precipitações no território cearense.

Diante do atual cenário, a previsão para hoje é de eventos de chuva na macrorregião Jaguaribana e precipitações isoladas nas demais áreas do estado. Ao longo do dia de hoje também nesta quinta, o céu deverá apresentar cobertura de nuvens variada, ou seja, ora mais claro, ora mais nublado.

Devido a áreas de instabilidades atmosféricas sobre o oceano Atlântico próximo da costa do Ceará (CE), associado ao Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), há previsão de chuvas isoladas para esta quinta-feira (16), com isso a cobertura do céu deverá ficar com nebulosidade variável em todo o período. Essa tendência deve continuar no período da madrugada e manhã da sexta-feira (17).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça