A guerra de Israel e dos Estados Unidos (EUA) contra o Irã – um dos membros permanentes do Brics – ampliou os desafios do bloco de países que busca se consolidar institucionalmente na Cúpula do Rio de Janeiro (RJ) neste domingo (6) e segunda-feira (7). Nos últimos dois anos, o Brics cresceu de cinco para 11 integrantes permanentes, além de incluir dez novos membros parceiros. Administrar essa expansão é um dos desafios da presidência do Brasil para consolidar o mecanismo de cooperação multilateral que pretende modificar a atual arquitetura global de poder. O contexto não era dos mais tranquilos, mesmo antes do conflito com o Irã, por causa da guerra tarifária do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos (EUA), e suas ameaças contra os países que substituam o dólar nas transações comerciais, sendo essa uma das propostas que ganhou força na Cúpula de Kazan, na Rússia, em 2024. Em meio ao cerco econômico e financeiro das potên...
Camilo Santana disse que está se reunindo constantemente com especialistas na área da saúde e setores da sociedade para discutir tecnicamente por mais quantos dias o decreto de isolamento social será renovado
O atual decreto estadual de isolamento social no Ceará tem validade até a próxima segunda-feira (20), mas será renovado, como informou o governador Camilo Santana neste sábado (18), através de suas redes sociais. O chefe do Executivo cearense disse que está se reunindo constantemente com sua equipe e especialistas na área para definir o período por quanto tempo o dispositivo será prorrogado.
“Essas reuniões com a Secretaria da Saúde, equipe técnica e epidemiologistas têm servido também para nos orientar em todas as decisões tomadas, inclusive na decisão da renovação do decreto que tem validade até segunda-feira e que deverá ser prorrogado. A partir da orientação nós vamos avaliar qual o prazo, o tempo de extensão desse decreto, e iremos informar até lá a renovação”, informou Camilo.
O Ceará atingiu neste sábado a quantidade de 3.062 casos confirmados de pessoas infectadas com o coronavírus e 180 óbitos decorrentes da pandemia. O governador destacou que o Governo do Ceará vem ampliando a realização de testes para monitorar melhor a situação no estado. “Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), nós já estamos realizando, aproximadamente, 700 testes por dia aqui no Ceará, estava em uma média de 400 e queremos chegar a mil. Já estamos em 87 municípios com a presença do coronavírus”, comentou.
Camilo Santana reforçou a importância das pessoas cumprirem adequadamente as recomendações e reforçou que elas são as mais adequadas, segundo os profissionais da área. “Quero dizer da importância do isolamento social. Sei que não tem sido fácil, muitas pessoas têm se incomodado com essa decisão, mas essa é a medida mais certa dita por especialistas na área da saúde para preservar vidas. Não tomarei nenhuma medida aqui no Ceará que não seja orientada por especialistas. A ciência precisa estar acima de tudo. A decisão precisa ser técnica”, explicou.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.