Pular para o conteúdo principal

TV Brasil exibe dois jogos do Brasileirão Série B neste domingo Partidas serão entre Botafogo e Vila Nova e Goiás e Coritiba

    TV Brasil  transmite dois confrontos da décima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B neste domingo (16), ao vivo. Às 11h, a emissora pública acompanha a disputa entre o Botafogo de São Paulo e o Vila Nova de Goiás e, às 18h30, o jogo entre o Goiás e o Coritiba. O canal faz um aquecimento de 15 minutos antes do duelo da manhã e de 30 minutos antes da segunda partida do dia. Durante esse pré-jogo, a equipe da  TV Brasil  traz as principais notícias sobre os clubes, informa as escalações para os embates e apresenta a classificação atualizada dos times na competição. Saiba como assistir aos jogos da Série B na  TV Brasil A jornada esportiva da Série B do Campeonato Brasileiro na programação da  TV Brasil  começa logo cedo neste domingo (16), a partir das 10h45, com o esquenta para a partida Botafogo x Vila Nova, que será disputada no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. André Marques narra a peleja, que tem os comentários das jornalistas Brenda Balbi e

Lacen realiza mais de 5 mil exames para identificar Covid-19 no Ceará

O exame para detectar o coronavírus também está sendo coletado por laboratórios de saúde privados, que enviam as amostras ao Lacen

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Ceará, tem o compromisso de identificar e auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças de notificação compulsória e agravos de saúde pública. Além dos exames habituais como os testes do pezinho e Leishmaniose Visceral Canin (raiva), o laboratório está desenvolvendo um trabalho fundamental no enfrentamento ao coronavírus, sendo a unidade responsável pelo diagnóstico laboratorial da Covid-19 no Estado.



Até o dia 31 de março, foram realizados no Ceará 5.218 exames para identificar a doença. Do total de amostras, 4.248 (81,4%) foram processadas pelo Lacen e 970 (18,6%) por laboratórios particulares. De acordo com o informe epidemiológico divulgado nesta terça-feira (31), o Ceará registrou 401 casos de coronavírus e sete óbitos em decorrência da doença.

O exame para diagnosticar a Covid-19, o RT-PCR, é um teste de biologia molecular que identifica a carga genética do vírus e dura em média oito horas. Pessoas sintomáticas, que estejam com quadro de febre, tosse, coriza, dor de garganta e cefaleia, estão no perfil para realizarem o exame.

A análise é feita a partir de amostras de secreções das vias respiratórias (nariz e garganta), onde os materiais são coletados em pessoas com suspeita da doença, geralmente quando apresenta um quando de Síndrome Respiratória Aguda Grave ou outras complicações respiratórias, por meio de uma sonda ou pelo swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas. O teste identifica o vírus no período em que ele está agindo no organismo.

Logística
A preparação dos kits para coleta de swab é diária e leva aproximadamente três horas para a montagem. Antes da pandemia de Covid-19, o Lacen distribuía uma média de 10 kits de swab por dia. Atualmente, são produzidos 1.300 kits diariamente. Assim que chegam ao laboratório, as amostras passam por diferentes estágios de preparação e extração da carga viral das moléculas até o final do processo. Nesse tipo de teste o vírus é detectado por amostra.

O exame para detectar o coronavírus também está sendo realizado por laboratórios de saúde privados, que coletam as amostras e enviam ao Lacen. A diretora-geral da unidade, Liana Perdigão, explica que, em breve, contará com um reforço na identificação da doença.

“Hoje, o Lacen é responsável pela grande maioria das análises, mas isso tende a mudar nos próximos dias. O Hemoce irá se integrar ao sistema, ajudando na realização de análises dos exames PCR coletados pelo Lacen. Também tivemos o auxílio da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do empréstimo de dois equipamentos de PCR pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) e pelo Labomar. Em dez dias, isso irá permitir a ampliação da capacidade de realização de exames, oferecendo uma resposta mais rápida para a sociedade”, afirma.

Lembrando que o Hemoce não realiza coleta de exame para coronavírus. Pessoas com indicação para realização do teste de Covid-19 são atendidos nas unidades hospitalares e UPAs.

Lacen
O Lacen é referência na identificação e no acompanhamento de doenças de notificação compulsória e de agravos de saúde pública. O laboratório realiza diagnóstico de dengue, febre chikungunya e zika vírus, por exemplo. A unidade possui um laboratório de nível de biossegurança III, destinado ao trabalho com microrganismos que acarretam elevado risco individual e baixo risco para a comunidade. Além disso, há um Centro de Análises Clínicas e 19 laboratórios.

Todas as testagens realizadas no Lacen são feitas sob coordenação da divisão de Biologia Médica, que abrange sete diferentes segmentos: virologia, endemias, triagem neonatal, microbiologia, raiva, coleta e recebimento de amostras.

Fique em casa
O isolamento domiciliar de pacientes sintomáticos é a principal medida de redução da transmissão do vírus, além do isolamento das demais pessoas que residem junto ao paciente. O distanciamento social também vale para todas as pessoas com mais de 60 anos, que deverão evitar comparecimento ao trabalho ou demais ambientes fechados. A recomendação é sair de casa apenas para atividades essenciais (mercado, farmácia, serviços de saúde), que não possam ser realizadas por outra pessoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.