*Autoria de Eduardo Girão (NOVO-CE), os 300 anos de Fortaleza ganha sessão especial no Senado Federal na segunda-feira (13/4)* Nesta segunda-feira, 13 de abril, o plenário do Senado Federal realizará uma *sessão solene* pelo *tricentenário de fundação de Fortaleza*, que tem raízes na ocupação portuguesa e holandesa na Barra do Ceará e no Forte de Nossa Senhora da Assunção. A homenagem atende ao requerimento (RQS 224/2026) do senador Eduardo Girão (NOVO-CE), que destaca a importância histórica, cultural e econômica da quarta capital mais populosa do país e a primeira do Norte e Nordeste. Com mais de 2,6 milhões de habitantes, aferidos no último Censo, Fortaleza se destaca economicamente pelo setor de serviços, que representa 80% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, com grande participação do turismo, comércio e serviços. No turismo, entre os pontos mais visitados estão o *Theatro José de Alencar* (que completará 116 anos no próximo dia 17 de junho); o *Mercado Central* ...
A iniciativa beneficiará alojados no novo Vapt Vupt, de Juazeiro do Norte, e idosos de abrigo localizado no Crato.
Empatia é um sentimento caracterizado pela capacidade de se colocar no lugar do outro. E tem ficado cada vez mais em evidência, nos últimos meses, com a proliferação da pandemia provocada pela Covid-19. Nessa perspectiva, numa ação voluntária, alunas e uma instrutora do curso de Moda do Senac no Cariri produzem máscaras artesanais que serão doadas para pessoas vulneráveis, alojadas no novo Vapt Vupt da Prefeitura de Juazeiro do Norte e para idosos do Abrigo dos Idosos do Crato. Ao todo, 130 máscaras serão doadas para as entidades caririenses.
A ideia partiu de uma conversa virtual, entre a professora Anabete Amorim e alunas, que se uniram para colaborar, enquanto a falta de máscaras cirúrgicas, em estabelecimentos comerciais, foi o mote para decidirem a ação. As máscaras são produzidas pelo grupo, com cada um costurando de casa, utilizando material fornecido pelo Senac: sobras de insumos como tecidos, linhas e elásticos utilizados em aulas práticas do curso de Moda (costureira, modelista e figurinista) da instituição.
Para o gerente do Senac no Cariri, Cristiano Saraiva, a ideia foi muito bem vinda. “Recebemos a sugestão com muito orgulho, uma vez que o Sistema Fecomércio também levanta a bandeira da solidariedade, principalmente nesta fase que estamos atravessando. A Fecomércio ressalta sobre a importância da utilização de EPIs e dos cuidados com a educação com a segurança da higiene, como lavar bem as mãos, usar álcool 70%, higienizar os ambientes, dentre outras medidas”, declarou o gestor.
“Estamos realizando esse ato com muito carinho, para tentar colaborar de alguma forma, mesmo sabendo que o ideal é utilizar a máscara cirúrgica que, infelizmente tem faltado no mercado”, afirmou Anabete. Para a aluna Maria Renata, aluna egressa do Senac Crato, a ação é uma experiência válida no sentido de prestar ajuda ao próximo. “Podemos contribuir com pessoas que não têm condições de comprar uma máscara e ajudar a se protegerem”, disse.
As alunas envolvidas na ação solidária participam da campanha Fica em Casa.
EPIs
A escassez de material básico nos hospitais e estabelecimentos comerciais é uma preocupação que atinge autoridades e voluntários. O Ministério da Saúde se programa, nesta semana, distribuir 40 milhões de itens, dentre eles aventais, toucas hospitalares e luvas, para reforçar estoques de estados e municípios.
É importante ressaltar que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são considerados fundamentais para que as atividades aconteçam de modo adequado, nas unidades que acolhem os pacientes contaminados pela Covid-19. Fazem parte da lista de EPIs obrigatórios determinados por autoridades sanitárias, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), para o enfrentamento do coronavírus: máscaras e luvas (de diferentes tipos), avental, gorro, óculos e protetor facial, conforme). Outros insumos essenciais nessas situações, pois permitam a higienização e desinfecção adequadas, são sabão e sabonete líquidos, álcool em gel à 70%, papel toalha, lenços descartáveis, entre outros.
Serviço: Doação de máscaras artesanais para pessoas vulneráveis.
Horário: 09h - Abrigo Jesus Maria José (Rua Cel. Teólifo Siqueira, 788 - Centro, Crato).
Horário: 14h - Novo Vapt Vupt da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.