Pular para o conteúdo principal

Solidariedade está na moda: alunas e instrutora do Senac produzem e doam máscaras artesanais



A iniciativa beneficiará alojados no novo Vapt Vupt, de Juazeiro do Norte, e idosos de abrigo localizado no Crato.

Empatia é um sentimento caracterizado pela capacidade de se colocar no lugar do outro. E tem ficado cada vez mais em evidência, nos últimos meses, com a proliferação da pandemia provocada pela Covid-19. Nessa perspectiva, numa ação voluntária, alunas e uma instrutora do curso de Moda do Senac no Cariri produzem máscaras artesanais que serão doadas para  pessoas vulneráveis, alojadas no novo Vapt Vupt da Prefeitura de Juazeiro do Norte e para idosos do Abrigo dos Idosos do Crato. Ao todo, 130 máscaras serão doadas para as entidades caririenses.
A ideia partiu de uma conversa virtual, entre a professora Anabete Amorim e alunas, que se uniram para colaborar, enquanto a falta de máscaras cirúrgicas, em estabelecimentos comerciais, foi o mote para decidirem a ação.  As máscaras são produzidas pelo grupo, com cada um costurando de casa, utilizando material fornecido pelo Senac: sobras de insumos como tecidos, linhas e elásticos utilizados em aulas práticas do curso de Moda (costureira, modelista e figurinista) da instituição.
Para o gerente do Senac no Cariri, Cristiano Saraiva, a ideia foi muito bem vinda. “Recebemos a sugestão com muito orgulho, uma vez que o Sistema Fecomércio também levanta a bandeira da solidariedade, principalmente nesta fase que estamos atravessando. A Fecomércio ressalta sobre a importância da utilização de EPIs e dos cuidados com a educação com a segurança da higiene, como lavar bem as mãos, usar álcool 70%, higienizar os ambientes, dentre outras medidas”, declarou o gestor.
“Estamos realizando esse ato com muito carinho, para tentar colaborar de alguma forma, mesmo sabendo que o ideal é utilizar a máscara cirúrgica que, infelizmente tem faltado no mercado”, afirmou Anabete. Para a aluna Maria Renata, aluna egressa do Senac Crato, a ação é uma experiência válida no sentido de prestar ajuda ao próximo. “Podemos contribuir com pessoas que não têm condições de comprar uma máscara e ajudar a se protegerem”, disse.
As alunas envolvidas na ação solidária participam da campanha Fica em Casa.

EPIs
A escassez de material básico nos hospitais e estabelecimentos comerciais é uma preocupação que atinge autoridades e voluntários. O Ministério da Saúde se programa, nesta semana, distribuir 40 milhões de itens, dentre eles aventais, toucas hospitalares e luvas, para reforçar estoques de estados e municípios.
É importante ressaltar que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são considerados fundamentais para que as atividades aconteçam de modo adequado, nas unidades que acolhem os pacientes contaminados pela Covid-19. Fazem parte da lista de EPIs obrigatórios determinados por autoridades sanitárias, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), para o enfrentamento do coronavírus: máscaras e luvas (de diferentes tipos), avental, gorro, óculos e protetor facial, conforme). Outros insumos essenciais nessas situações, pois permitam a higienização e desinfecção adequadas, são sabão e sabonete líquidos, álcool em gel à 70%, papel toalha, lenços descartáveis, entre outros.

Serviço: Doação de máscaras artesanais para pessoas vulneráveis.
Horário: 09h -  Abrigo Jesus Maria José (Rua Cel. Teólifo Siqueira, 788 - Centro, Crato).
Horário: 14h -  Novo Vapt Vupt da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas