Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou a marca de 100 patentes deferidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) . O deferimento da centésima patente refere-se à proteção da propriedade industrial de uma tecnologia com potencial de aplicação no tratamento do câncer colorretal que combina o ácido anacárdico, composto natural obtido da casca da castanha de caju, e nanopartículas magnéticas . Desenvolvida por pesquisadores do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC vinculados ao Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais (LabPIM) e ao Laboratório de Oncologia Experimental (LOE), do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), a tecnologia tem como principal diferencial a combinação de diferentes estratégias terapêuticas em um único nanosistema para o combate ao câncer. Desenvolvida por pesquisadores do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) ...
O Ceará deve seguir com condições de chuvas em maior parte do seu território neste fim de semana, principalmente entre sexta-feira (15) e sábado (16), conforme análise do cenário meteorológico realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã de hoje.
Como já havia sido adiantado ontem, áreas de instabilidade aproximaram-se do estado e deveriam colaborar para precipitações em áreas mais ao norte. No balanço parcial, a Funceme indica registros em cerca de 50 municípios.
Ao longo do dia, mais precipitações deverão ser registradas, pois todas as macrorregiões encontram-se sob condições, variando apenas quanto à área de abrangência, isto é, os litorais de Fortaleza, Pecém e Norte, além de Ibiapaba e Maciço de Baturité têm previsão de eventos de chuva. Já nas demais áreas, precipitações isoladas.
O atual cenário se dá pela atuação de um Sistema Convectivo de Mesoescala (SMC) que formou-se próximo à costa norte do Nordeste. Ele é composto por nuvens do tipo Cumulonimbus, que são favoráveis às precipitações.
Neste momento, para o sábado, a tendência é a mesma desta sexta. Já para o domingo, os registros deverão se reduzir, ficando todas as macrorregiões sob previsão de possibilidade de chuva, isto significa que a tendência é de registro em entre 5 e 20% das áreas de cada uma.
Em tempo: novas análises serão realizadas na tarde desta sexta, assim como nas manhãs do fim de semana. Em caso de alterações, elas serão informadas por meio do site da Funceme e também pelo aplicativo Funceme Tempo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.