Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) dá um passo decisivo rumo à modernização da gestão hídrica no Ceará com a implantação do Centro de Controle de Operações (CCO). O novo equipamento recebeu investimento de R$ 546.105,60 e representa um avanço significativo na eficiência operacional, segurança e tomada de decisões estratégicas. O CCO passa a centralizar o acompanhamento de 18 estações de bombeamento distribuídas em diferentes regiões do estado, permitindo uma visão integrada e em tempo real dos sistemas operacionais. A iniciativa garante mais agilidade nas respostas, otimização dos recursos e maior confiabilidade das estruturas hídricas. Para o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, esse é um importante avanço operacional para o Ceará. “Com o Centro de Controle de Operações, a Cogerh amplia sua capacidade de atuação remota, podendo acionar qualquer estação de bombeamento mesmo a quilômetros de distância.” O presidente da Cogerh, Yuri Castro, assegura q...
O estado do Ceará foi banhado com precipitações que se distribuíram por todas as macrorregiões, sendo registradas em pelo menos 110 municípios, entre as 7h da última quinta-feira (21) até 7h desta sexta-feira (22), de acordo com dados parciais observados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O maior acumulado foi em Ipaporanga, na região da Ibiapaba, com 80 milímetros registrados no posto pluviométrico Sede do município. Outras regiões como Cariri, Jaguaribana e Litoral de Fortaleza também tiveram precipitações significativas no intervalo de 24 horas.
Confira os principais acumulados de acordo com o Calendário de Chuvas da Funceme:
Ipaporanga (Posto Ipaporanga): 80 mm;
Jucás (Posto Jucás): 55 mm;
Jaguaruana (Posto Borges): 44 mm;
Beberibe (Posto Lagoa Funda): 41 mm;
Crato (Posto Crato): 40,4 mm;
Cariús (Posto São Sebastião): 40 mm;
Tamboril (Posto Fazenda Nova): 39 mm;
Boa Viagem (Posto Boa Viagem): 37 mm;
Santana do Cariri (Posto Dom Leme): 36,6 mm;
Tamboril (Posto Oliveira): 36 mm.
Previsão do tempo
A Funceme indica para esta sexta-feira um cenário favorável ao predomínio de nebulosidade variável em todo o estado, com chuvas isoladas na faixa litorânea, Maciço de Baturité e Jaguaribana. Nas outras regiões, possibilidade de chuva.
No fim de semana, segue o predomínio de nebulosidade variável, porém, com possibilidade de chuva na Ibiapaba e chuva isolada nas demais regiões para o sábado (23); e possibilidade de chuva em todas as regiões no domingo (24).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.