Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que o esgoto lançado no mar de Fortaleza pode retornar à população por uma via pouco perceptível: o ar. O estudo identificou bactérias de origem intestinal humana tanto na superfície do oceano quanto em bioaerossóis, partículas microscópicas lançadas na atmosfera pelo rompimento de bolhas e pela ação das ondas na costa. A descoberta amplia a compreensão dos impactos da poluição por esgoto em áreas urbanas litorâneas. Os pesquisadores coletaram amostras em pontos próximos à foz do Riacho Maceió, no Mucuripe, durante as estações seca e chuvosa, que mostraram a presença recorrente de enterobactérias, presentes no intestino humano e associadas à contaminação por material fecal. Mais de 70% dos microrganismos foram identificados tanto na água quanto nos aerossóis marinhos, indicando uma conexão entre a contaminação das águas costeiras e a qualidade do ar na orla. Ao todo, foram identificados 29 grupos bacterianos, incluind...
A Prefeitura de Fortaleza mantém o funcionamento de 12 Postos de Saúde durante este fim de semana (23 e 24/04), com o intuito de garantir o atendimento primário a pacientes com sintomas de Covid-19. A medida expande as portas de entrada para o sistema público de saúde, garante diagnósticos adequados e possibilita transferências hospitalares precoces para casos mais graves.
Confira a lista dos Postos de Saúde que irão funcionar neste fim de semana (23 e 24/05)
Os Postos contarão com equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), incluindo médicos e enfermeiros, que farão o acompanhamento e a triagem de pacientes com suspeita de Covid-19.
Para auxiliar no diagnóstico precoce de comprometimento pulmonar, as Unidades também possuem oxímetros, aparelhos que medem a saturação de oxigênio no sangue e indicam quando esses níveis de oxigenação estão em baixa. Também são disponibilizados suportes de oxigênio.
Conforme o prefeito Roberto Cláudio, o objetivo é que mais pessoas, principalmente com sintomas leves, procurem os Postos de Saúde. “Ao abrir os Postos de Saúde nos sábados e domingos, nós temos aliviado a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e otimizado o atendimento, inclusive, dos casos que demandam internação”, enfatizou.
Em relação ao período de isolamento social rígido, estabelecido em decreto municipal até o dia 31 de maio, os Postos de Saúde seguem sendo classificados como serviço essencial e é resguardado o acesso do paciente.
arte escrito Fortaleza contra coronavírus, clique aqui e saiba mais
Confira a lista dos Postos de Saúde que irão funcionar neste fim de semana (23 e 24/05)
Os Postos contarão com equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), incluindo médicos e enfermeiros, que farão o acompanhamento e a triagem de pacientes com suspeita de Covid-19.
Para auxiliar no diagnóstico precoce de comprometimento pulmonar, as Unidades também possuem oxímetros, aparelhos que medem a saturação de oxigênio no sangue e indicam quando esses níveis de oxigenação estão em baixa. Também são disponibilizados suportes de oxigênio.
Conforme o prefeito Roberto Cláudio, o objetivo é que mais pessoas, principalmente com sintomas leves, procurem os Postos de Saúde. “Ao abrir os Postos de Saúde nos sábados e domingos, nós temos aliviado a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e otimizado o atendimento, inclusive, dos casos que demandam internação”, enfatizou.
Em relação ao período de isolamento social rígido, estabelecido em decreto municipal até o dia 31 de maio, os Postos de Saúde seguem sendo classificados como serviço essencial e é resguardado o acesso do paciente.
arte escrito Fortaleza contra coronavírus, clique aqui e saiba mais
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.