O intenso vai e vem dos participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, foi interrompido, por volta das 14h desta quinta-feira (20), quando gritos de " fire " (fogo em inglês) começaram a ecoar pelos corredores da Zona Azul, a área oficial de negociações do evento. Ao mesmo tempo, equipes de segurança, incluindo bombeiros civis, passaram a orientar que as pessoas deixassem o local o rapidamente, o que gerou uma correria e um certo desespero. Como a Zona Azul é extensa, superando mais de 1 quilômetro entre o portão de entrada e as últimas salas de reunião, nem todos estavam entendendo o que acontecia nos primeiros minutos. O foco do incêndio se deu no Pavilhão dos Países, próximo ao estande da China, que fica a poucos metros da entrada principal da COP30. As chamas começaram no material que reveste os estandes e rapidamente consumiu a cobertura de pano . O ministro do Turismo, Celso Sabino, que circulava p...
Frente fria deve contribuir para chuvas isoladas no Cariri e região Jaguaribana até esta sexta-feira
A porção centro-sul do Ceará deverá ser beneficiada com chuvas isoladas entre esta quinta (28) e sexta-feira (29), segundo previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã de hoje.
Conforme a análise das condições meteorológicas e de resultados de modelos numéricos, as precipitações esperadas para esta quinta deverão ocorrer, principalmente, em áreas da macrorregião Jaguaribana e do Cariri entre a tarde e a noite. Nas demais áreas, a Funceme aponta possibilidade de chuva, isto é, registros em apenas de 5 a 20% do território.
A atual tendência de acumulados nas áreas do sul do Ceará se dão pela passagem de uma frente fria entre os estados da Bahia e Sergipe. Para as demais regiões, a atuação de brisa marítima e de outros mecanismos físicos locais – como aquecimento diurno e relevo – poderá colaborar para acumulados.
A previsão do tempo para esta sexta é semelhante àquela apontada para hoje.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.