Um romance, a redação de escola, uma poesia, uma carta de amor, um aviso simples deixado na porta da geladeira. Estariam todos esses textos ameaçados pelas ferramentas de inteligência artificial (IA)? Na avaliação do escritor Sérgio Rodrigues, jornalista e romancista, a perda da prática pode resultar em um retrocesso imensurável para a sociedade. No seu mais recente livro, “ Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs ”, o autor defende a necessidade de atenção e estímulo à prática. Rodrigues, que lança a obra em Brasília na próxima quinta-feira (18), defende que os robôs não conseguem se igualar às características humanas, embora haja o perigoso aprimoramento permanente das tecnologias generativas. Ele diz que a IA ameaça atividades profissionais, mas o alerta está também em outra esfera de atenção. “Mais do que pelo mercado de trabalho, eu temo um retrocesso civilizatório e intelectual”. Abaixo, confira entrevista com o escritor....
Frente fria deve contribuir para chuvas isoladas no Cariri e região Jaguaribana até esta sexta-feira
A porção centro-sul do Ceará deverá ser beneficiada com chuvas isoladas entre esta quinta (28) e sexta-feira (29), segundo previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã de hoje.
Conforme a análise das condições meteorológicas e de resultados de modelos numéricos, as precipitações esperadas para esta quinta deverão ocorrer, principalmente, em áreas da macrorregião Jaguaribana e do Cariri entre a tarde e a noite. Nas demais áreas, a Funceme aponta possibilidade de chuva, isto é, registros em apenas de 5 a 20% do território.
A atual tendência de acumulados nas áreas do sul do Ceará se dão pela passagem de uma frente fria entre os estados da Bahia e Sergipe. Para as demais regiões, a atuação de brisa marítima e de outros mecanismos físicos locais – como aquecimento diurno e relevo – poderá colaborar para acumulados.
A previsão do tempo para esta sexta é semelhante àquela apontada para hoje.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.