Prefeito Roberto Cláudio anuncia 178 novos leitos em UPAs e hospitais municipais



Em transmissão pelas redes sociais, o Gestor também deu detalhes das novas ações de prevenção e combate ao coronavírus


O prefeito Roberto Cláudio anunciou, na manhã deste sábado (02/05), em vídeo transmitido pelas redes sociais, a criação de 178 novos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 em UPAs e hospitais municipais ao longo da próxima semana.
“Entre hoje e o final da próxima semana, serão criados 178 novos leitos, 30 deles em UPAs. Também vamos montar uma unidade de Covid-19 no Frotinha do Antônio Bezerra com 10 leitos de UTI e 19 leitos de suporte, teremos também 14 leitos de UTI novos e 49 leitos de internação no IjF2, ao longo da próxima semana. E hoje, a gente está entregando o último bloco do hospital do Presidente Vargas, já todo montado, com mais 56 leitos”, disse.
O Prefeito informou, ainda, que nos próximos dias, o Município deve receber 50 respiradores. “A carga já saiu de Singapura e está sinalizada para chegar ao longo deste final de semana e isso também nos permitirá abrir, ao longo da semana, mais 50 leitos de UTI, além destes outros 178”, informou.

Como forma de prestar contas, Roberto Cláudio destacou os leitos que foram criados nos últimos 45 dias, desde que começou a pandemia, frutos de um esforço conjunto entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Nós fizemos um levantamento do número de leitos abertos pelo Município. Foram 447 leitos novos especificamente para a Covid-19, sendo 80 de UTI”, comentou.

Para garantir o acolhimento da população, 20 postos estão funcionando neste final de semana, sendo seis unidades de referência que podem fazer o diagnóstico precoce da doença. “Nestes seis postos, um em cada Regional, temos maior capacidade e melhor estrutura para fazer, inclusive, o exame da faringe que detecta o coronavírus, e de lá já ter uma ambulância para fazer o transporte sanitário do paciente do posto direto para o hospital, se for o caso”, ressaltou o Prefeito.
Roberto Cláudio alertou sobre as filas nos bancos para recedimento do auxílio financeiro do Governo Federal, que podem configurar aglomerações e divulgou uma nova ação que já começa na próxima semana. “A gente vai começar, segunda-feira, uma intervenção para organizar essas filas. 20 agências estão concentrando o pagamento deste benefício. Nelas terão equipes do Município distribuindo máscaras e álcool em gel, e orientando a distância das pessoas para ordenar a fila”, disse.
Também será implantado um novo projeto voltado para os profissionais da saúde que precisem de suporte psicossocial. “Eu já havia me comprometido a montar este Centro de Apoio Psicossocial a Distância para profissionais da rede pública e da rede privada que estão vivendo, neste momento, uma grande pressão. O serviço começa a funcionar na próxima semana para estes profissionais que têm sido tão dedicados a salvar vidas neste momento difícil que a gente vive”, garantiu.

O Prefeito encerrou sua fala reforçando a importância do isolamento como forma de diminuir a velocidade de transmissão do vírus. “É a melhor forma de termos menos pessoas contaminadas, menos pessoas doentes e necessitando de um leito de internação. Essa é, na verdade, a medida mais simples, mais barata e que vai poder salvar mais vidas”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça